Web: Liturgia online

Pastoral da Comunicação 8 março 2019  •  Tempo de Leitura: 4

Na semana em que começamos um tempo rico de preparação para a Páscoa e dada a necessidade de cada vez mais precisarmos de saber o porquê das coisas, o seu significado e sentido, esta semana a minha proposta passa pelo sítio do Secretariado Nacional da Liturgia (SNL), que é o órgão executivo da Comissão Episcopal de Liturgia. É certo, que não é a primeira vez que apresento este espaço, mas como temos ao nosso dispor um dos melhores, senão o melhor, sítio da internet referente à temática da liturgia, escrita em português, considero conveniente e acima de tudo, pedagógico, olharmos de novo para este portal.

 

Na página inicial temos todo o conjunto de informações que vão para além dos habituais destaques e que nos permitem descobrir este tremendo espaço litúrgico virtual. O calendário é uma ferramenta poderosíssima dado que nos possibilita aceder à agenda litúrgica diária com a indicação das leituras próprias para cada dia, bem como o próprio ofício da celebração da missa.

 

As primeiras quatro opções correspondem a textos litúrgicos que são utilizados nas nossas celebrações, disponíveis para consulta livre (acesso integral em formato pdf). Em “Missal” encontramos os textos utilizados na missa. Desde o ordinário, passando por todos os lecionários (dominicais, feriais, etc.) e ainda livro completo da oração universal. Em “rituais” dispomos de um manancial de livros litúrgicos que são utilizados nas restantes celebrações. Nomeadamente as celebrações do Batismo, Matrimónio, Penitência e bênçãos; de iniciação Cristã dos adultos; da Sagrada Comunhão e culto do mistério Eucarístico, entre outros. Em “Pontificais” os textos que dispomos são referentes à dedicação da Igreja e do Altar, da ordenação do Bispo, dos Presbíteros e Diáconos, da instituição dos Leitores e dos Acólitos, entre outros. Por último em “Liturgia das Horas” vamos ao encontro do texto completo da Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas, onde, dividido por tempos litúrgicos podemos consultar, ler, rezar e meditar o ano todo.

 

No item “música”, temos a possibilidade de aceder às diversas publicações que vão sendo editadas pelo secretariado na área musical e ainda, a um enorme conjunto de ficheiros em formato áudio (mp3) das músicas para animação da liturgia. Além disso, em multimédia, somos convidados a ouvir os registos áudio dos Encontros Nacionais da Pastoral Litúrgica (conferências, mensagens, etc.).

 

Duas opções que vão de encontro à elevada qualidade deste sítio, são as “questões” e “consultório”. Aqui procura-se de uma maneira séria e com a ortodoxia exigida aos responsáveis por este secretariado, responder a questões, informar e explicar tudo o que diz respeito no âmbito da liturgia. Desde temas que se prendem com a celebração, e os diáconos, passando pelos ministros extraordinários da comunhão, as músicas e outros de carácter mais diverso. Informa ainda sobre uma quantidade enorme de temas litúrgicos que de uma maneira ou de outra passam ao lado da maioria dos cristãos.

 

Para finalizar, em “livros”, acedemos ao catálogo completo de todas as publicações editadas pelo SNL podendo ser adquiridas diretamente online.

 

Fica aqui lançada a sugestão, usem e abusem deste espaço, adicionando-o aos favoritos pois este é certamente uma página a consultar várias vezes.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail