WEB: Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

Pastoral da Comunicação 1 março 2019  •  Tempo de Leitura: 4

A Síndrome de Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Distingue-se do autismo clássico pois não implica atraso global cognitivo ou em termos de linguagem[1]. Dada a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade e face à necessidade de sensibilização da população para esta doença, desde o ano de 2007 que a 18 de fevereiro se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. A escolha desta data prende-se precisamente por ser o aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu o nome à Síndrome.

 

A minha proposta passa por, mais uma vez, sugerir uma visita ao espaço virtual da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), dado que esta é claramente uma data que passa despercebida a maior parte a população. Esta organização constituída a 7 de novembro de 2003 “congrega como fundadores pessoas relacionadas no plano familiar, social e científico, com a síndrome, e está aberta a todos os que demonstrem interesse por esta causa”.

 

Logo na página inicial encontramos os habituais destaques e as ligações para os espaços mais relevantes deste sítio.

 

Na opção “síndrome de asperger” dispomos de uma área muito relevante, dado que aí temos vários conteúdos que nos ajudam a compreender melhor o que é esta doença. Desde sugestões de filmes e livros, artigos científicos, ligações para outros sítios, explicação detalhada sobre o que é esta doença, legislação, infografias e testemunhos.

 

No item “apsa” podemos aceder a todo um conjunto de informações que estão relacionadas com a vida de qualquer associação (estatutos, órgãos sociais, parceiros, apoios, donativos, contactos, ficha de sócio). Ao clicarmos em “casa grande”,descobrimos este tremendo centro que é “um espaço único e inovador de formação e de emprego temporário, favorecendo a integração social e a construção de um projeto de vida futuro, com maior autonomia”.

 

Existe um espaço inteiramente dedicado às famílias que possuem algum dos seus elementos esta doença. Descobrimos, entre outros, o programa orientar que “consiste em sessões individualizadas de esclarecimento sobre a Síndrome, enquadrada nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)”. E ainda o “Tempo para pais”, que “visa ajudá-los a lidar com questões do dia-a-dia de uma pessoa com a Síndrome de Asperger”.

 

Em comunidade somos convidados a descobrir o que é pode ser feito ao nível das empresas (programa empregabilidade e empresa recetiva), da educação (projeto Gaivota e PEC), da saúde, da arte e da cultura.

 

Aqui fica a sugestão para que visitem, consultem e divulguem este espaço porque como afirma D. Nuno Braz Martins, “a APSA ajuda-nos a podermos receber o contributo daqueles que, tantas vezes, são olhados como tendo pouco para dar – e deles, afinal, todos recebemos tanto”.

 

[1]In www.ordemdosenfermeiros.ptconsultado a 24/02/2019

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail