WEB: Fernando Pessoa Online

Pastoral da Comunicação 22 fevereiro 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Proclamado, pela UNESCO, em 1999 o Dia Mundial da Língua Materna comemora-se anualmente 21 de fevereiro. Assim esta semana sugiro uma visita ao sítio virtual dedicado a um dos maiores poetas portugueses, que a páginas tantas escreveu «A minha pátria é a língua portuguesa».

 

Ao digitar o endereço https://www.casafernandopessoa.pt, além do habitual menu que dá acesso a todas as opções, temos os destaques, próximos eventos e últimas notícias.

 

Na opção “a casa”, fica a saber, entre outras informações, que o espaço físico foi concebido “pela Câmara Municipal de Lisboa como um centro cultural destinado a homenagear Fernando Pessoa e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os seus últimos quinze anos de vida, Campo de Ourique”.

 

Caso pretenda saber quais os próximos eventos agendados que vão desde colóquios, sessões de leitura de poesia, encontros de escritores, espectáculos musicais e de teatro, conferências temáticas, workshops, exposições de artes plásticas, sessões de apresentação de livros, ateliês para crianças, basta clicar em “programação”.

 

Em “Fernando Pessoa”, pode obter as mais variadas informações acerca da sua vida e obra, bem como, conhecer a sua antologia crítica e ainda a sua bibliografia. Aqui somos convidados a descobrir “uma obra múltipla e incisiva, que continua a surpreender-nos, a seduzir-nos e, acima de tudo, a desafiar-nos a quebrar as fronteiras do corpo e da alma, da vida e do sonho, da reflexão e dos sentimentos. Uma obra absolutamente universal.”

 

Por último, destacamos o espaço “biblioteca particular”, onde podemos, à distância de um click e sem a necessidade de nos deslocarmos à Rua Coelho da Rocha, n.º 16 em Lisboa, aceder ao acervo dos cerca de 1300 volumes da biblioteca particular do autor do Livro do Desassossego. Encontramos os livros que comprou, que recebeu de amigos, que ganhou, herdou, editou, leu e profusamente anotou, constituindo assim o maior valor desta casa.

 

Aqui fica a sugestão para que visitem e adicionem esta ligação aos vossos favoritos, dado que estamos perante um sítio raro escrito em Português, com uma qualidade de conteúdos inigualável.  

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail