WEB: Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal Online

Pastoral da Comunicação 15 fevereiro 2019  •  Tempo de Leitura: 3

No passado dia 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, celebrou-se em toda a Igreja o 23.º Dia Mundial da Vida Consagrada. Assim esta semana a minha proposta passa por uma visita ao sítio da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). A CIRP “é um Organismo de direito pontifício, com personalidade jurídica canónica e civil, sem fins lucrativos. Foi instituída por decreto da Sé Apostólica a 16 de Abril de 2005. Resulta da fusão da Conferência Nacional dos Superiores Maiores dos Institutos Religiosos (CNIR) e da Federação Nacional das Superioras Maiores dos Institutos Religiosos (FNIRF). Tem como objetivo principal realizar um trabalho de coordenação e auxílio mútuo entre os diversos Institutos”.

 

Ao digitarmos o endereço www.cirp.pt entramos num espaço eminentemente informativo onde, apesar de simples, a sua apresentação torna a navegação bastante facilitada. Na página principal além das várias opções encontra-se em destaque a semana de estudos sobre a vida consagrada que este ano tem como tema “O desafio da santidade no mundo atual”.

 

Como sabemos em 2015 vivemos ano da Vida Consagrada sob o tema: “Vida consagrada na Igreja hoje, Evangelho, Profecia, Esperança”. Na opção com este mesmo nome encontramos todos os conteúdos que foram produzidos ao longo desse período e assim de uma forma estruturada podemos revisitar os vários materiais.

 

Em “Quem somos”, podemos descobrir todas as informações relativas a este organismo. No item “missão” somos convidados a ler quais são as linhas orientadoras deste organismo que procura “Intensificar a “visibilidade” profética da Vida Religiosa em Portugal”. Em “comissões” ficamos a conhecer os diferentes grupos de trabalho que, entre outras coisas, promovem “o estudo, a reflexão, a consulta, a prospeção de problemas e propostas de solução, bem como outras atividades e iniciativas concretas que entrem no âmbito dos respetivos sectores”.

 

Um espaço bastante interessante encontra-se em “institutos religiosos”, aí pode ficar a conhecer todas as instituições que compõem a CIRP. Nomeadamente é possível, clicando em cada instituto, obter um resumo com informações relevantes (fundador(a), carisma, endereços, data da fundação, etc.).

 

Por último em “notícias”, encontramos as principais novidades dos institutos religiosos em Portugal e no mundo.

 

Fica então lançado o repto de conhecerem melhor a CIRP porque, “no silêncio dos mosteiros, orando, ou na agitação das ruas, ajudando os mais necessitados, os religiosos são, seguramente, o rosto mais visível da Igreja, oferecendo desinteressadamente os outros, os mais fragilizados, os mais pobres dos pobres, sejam eles crianças ou idosos, órfãos, doentes ou até moribundos, traumatizados, pessoas que desistiram da vida ou que ainda buscam um sentido para os seus dias”.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail