WEB: Paulo Apóstolo na rede

Pastoral da Comunicação 01 fevereiro 2019  •  Tempo de Leitura: 3 min

No passado dia 25 de janeiro celebramos a festa litúrgica da conversão de S. Paulo. Assim esta semana a minha sugestão passa por uma visita ao sítio que a editora Paulus criou por ocasião dos 2000 anos do nascimento do apóstolo da Palavra. Apesar de sabermos que o Ano Paulino decorreu entre 28 de Junho de 2008 e 29 de Junho de 2009, considero que este é dos melhores sítios online escritos em português relativos a Paulo de Tarso.

 

Na página de entrada podemos perceber que o que se pretende com este espaço virtual é que ele seja, “prático e moderno, com conteúdos úteis para melhor viver o Ano Paulino” pois o objetivo principal passa por, atualizações constantes, “dando conta das iniciativas programadas e sugerindo itinerários de estudo, reflexão e oração”.

 

Se pretendermos saber mais acerca da vida de S. Paulo, basta acedermos ao item com esse nome. Aí encontramos aspetos da sua biografia, bem como textos referentes: à sua conversão; ao chamamento de Deus; ao tema da salvação que vem de Deus; quem é Jesus Cristo para Paulo e qual é o centro da pregação de Paulo.

 

Em “cartas de S. Paulo”, podemos ler todas as suas cartas, existindo ainda a possibilidade de as descarregarmos para o nosso computador.

 

Na opção “viagens de S. Paulo”, descobrimos “as etapas da grande aventura missionária de Paulo que são conhecidas graças aos testemunhos dos Atos dos Apóstolos, e das Cartas que o Apóstolo escreveu às comunidades por ele fundadas”. Aqui, através de mapas interativos, são apresentadas as suas três longas viagens que começaram e terminaram em Antioquia.

 

Para conhecermos um pouco sobre tudo aquilo que foi acontecendo e falado na Igreja relativo a esse ano jubilar, clicamos em “notícias”.

 

No item “artigos” temos ao dispor um conjunto de textos escritos por diversos especialistas relativos aquele que é “superior até a muitos anjos e arcanjos”, conforme refere São João Crisóstomo (cf. Panegirico, 7, 3).

 

Em “lectio pauli”, está à nossa disposição um espaço onde se faz uma leitura com e sobre S. Paulo, nomeadamente através de propostas de reflexão e esquemas para um encontro / oração comunitária.

 

Penso que a qualidade dos conteúdos apresentados, bem como a maneira como eles estão dispostos, merecem que adicionemos este endereço aos nossos favoritos. Pois este sítio tem o “intuito de dar a conhecer, de uma forma simples e didática, a figura e a obra de tão grande homem de Deus”.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail