WEB: Acenda uma vela virtual

Pastoral da Comunicação 21 dezembro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

A poucos dias de celebrarmos o nascimento do Deus que se fez Menino permitam-me que, esta semana, proponha que acendamos uma vela! O desafio é lançado pela fundação Ajuda à Igreja que Sobre (AIS), que surgiu da ideia de que “a vela é o símbolo de Cristoque ressuscitou para iluminar o nosso caminho". Esta organização dependente da Santa Sé, fundada em 1947 pelo Padre Holandês Werenfried van Straaten, inspirada na mensagem de Fátima, tem por “objetivo apoiar projetos de cunho pastoral em países onde a Igreja Católica está em dificuldades”.

 

Digitando o endereço www.acendaumavela.org, somos convidados a acender uma vela por uma intenção, a rezar pelos cristãos que sofrem, a criar um grupo de oração e ainda a adquirir velas.

 

Ao clicarmos em “acenda uma vela”, podemos acender uma vela virtual onde, além de preenchermos os dados pessoais, nos é dada a possibilidade de escrevermos um pequeno texto que é visualizado na “nossa vela”, sendo ainda necessário definir qual a sua intenção.

 

Na opção “velas acesas”, encontramos uma fantástica aplicação que nos permite ver todas as velas que já foram acesas, inclusive podemos aceder à mensagem que cada um colocou quando a acendeu. 

 

Caso pretenda saber quais os grupos de oração que já foram criados ou eventualmente adicionar mais um, basta clicar em “grupos de oração”. Aí descobre que já estão disponíveis alguns grupos interessantes, mas especialmente, existe um que está enquadrado na campanha de Natal da AIS, que reverte a favor dos cristãos perseguidos e necessitados do Iraque.

 

Em “donativos”, somos reencaminhados para a página da fundação que nos informa das diferentes formas de ajudar milhões de cristãos, que “são perseguidos e ameaçados por não renunciarem à sua fé, em 137 dos países pobres do mundo”.

 

Por último, outra forma de colaborar com a AIS será na aquisição de velas, desta feita reais, ou qualquer outro produto que está disponível na sua loja virtual. Para isso aceda ao espaço “loja” e tem ao seu dispor um conjunto enorme de materiais que, ao serem adquiridos para o seu saco solidário, irão ajudar muitos cristãos.

 

Aqui fica uma sugestão completamente gratuita e que apela fortemente ao espírito cristão de todos nós, pois como sabemos “desde as origens da Igreja que as velas são utilizadas como forma de oração”.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail