WEB: Cooperação entre os povos

Pastoral da Comunicação 16 novembro 2018  •  Tempo de Leitura: 2

Esta semana sugiro que visite o sítio da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP). Esta associação sem fins lucrativos fundada em Setembro de 1990, procura ser um motor de “solidariedade para o desenvolvimento entre povos de língua oficial portuguesa, sem excluir a cooperação com outros povos”. Promove ainda a “cooperação para o desenvolvimento solidário entre países ricos e países pobres, entre residentes e migrantes”, valorizando o que é diferente em cada um, incrementado a sua partilha.
Com uma imagem gráfica bastante sugestiva e apresentação minimalista, este sítio está muito bem estruturado, onde facilmente conseguimos visualizar o que pretendemos.


Na página inicial, além dos habituais destaques, não possuímos mais nada a não ser o menu. Em ACEP, acedemos a uma breve apresentação sobre esta organização não-governamental de desenvolvimento, podemos ainda consultar os seus estatutos e os relatórios financeiros e de atividades.


Na opção “arquivo”, somos informados sobre todos os empreendimentos e demais notícias que decorreram ao longo dos anos, sejam eles de cidadania, cooperação, inclusão, inserção social e formação.
Uma forma de colaborar com esta associação passa pela aquisição das suas publicações, facilmente os pode adquirir através da opção “recursos”. Naturalmente que todos os livros apresentados, estão fortemente relacionados com as áreas de intervenção da ACEP.


Caso pretenda aceder a todas as newsletters, editadas desde 2001, basta aceder ao item “cantos do Sul” Este meio é “um dos principais instrumentos de comunicação utilizado pela ACEP para divulgar as suas atividades, incluindo também diversas sugestões de publicações, exposições, sítios eletrónicos, entre outros instrumentos no domínio do Desenvolvimento, dos Direitos Humanos ou relativos à sociedade civil portuguesa e internacional”.


Como referia inicialmente, ao entrarmos neste espaço virtual, facilmente percebemos que tudo foi preparado e pensado ao detalhe, portanto, além deste magnífico sítio, podemos também aceder, na página inicial, aos extraordinários blogues criados para projetos específicos, bem como, à presença desta ONGD nas redes sociais.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail