WEB: Sínodo 2018 online

Pastoral da Comunicação 09 novembro 2018  •  Tempo de Leitura: 3 min

Passado o mês de outubro considero relevante voltarmos a um sítio que anteriormente havia sugerido. A cidade do Vaticano acolheu entre 3 e 28 do passado mês a assembleia do Sínodo dos Bispos dedicada aos jovens, onde, entre outras novidades, nos trouxe uma importante reunião pré-sinodal decorrida no mês de março.


O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente criada por Paulo VI como resposta ao desejo claro saído do segundo Concílio do Vaticano, em ordem a manter o espírito da colegialidade vivo.


A 13 de janeiro de 2017 o Papa Francisco escrevia a seguinte missiva aos jovens de todo o mundo: “É-me grato anunciar-vos que em outubro de 2018 se celebrará o Sínodo dos Bispos sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração”


Nessa mesma altura, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos lançava online o sítio www.synod2018.va como forma de envolver mais os jovens na preparação deste encontro.


A 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, teve pela primeira vez, como língua oficial, o português, no entanto e estranhamente, o sítio em versão da língua de Camões não possui tantos conteúdos nem atualizações relevantes em comparação com os restantes idiomas. Tendo em conta este considerando, irei focar a minha sugestão na versão inglesa.


Na página inicial além das notícias mais recentes, encontramos ainda pequenas janelas que nos permitem olhar para as principais redes sociais que foram sendo alimentadas oficialmente ao longo destes tempos (facebook, twitter, instagram, youtube, flickr).


Se pretendermos saber em detalhe o que é o sínodo dos Bispos, clicamos em “Sinod of Bishops”.


Em “general secretariat” podemos conhecer quem são as pessoas responsáveis pelo secretariado deste tão importante encontro (Cardeal Lorenzo Baldisseri e o Monsenhor Fabio Fabene).


Na opção “Pope & Young” podemos consultar a carta que o Papa Francisco escreveu aos jovens, uma proposta de oração assinada por Franciscus e ainda vários artigos onde o Santo Padre aborda a temática da juventude nas suas várias dimensões.


Por último em “press review” dispomos de todos os comunicados de imprensa que foram emitidos pela secretaria no decorrer dos trabalhos.


Permitam-me sugerir, para quem tiver mais dificuldade com a língua de Shakespeare, que acedam ao sítio da Agência Ecclesia onde se encontra em destaque o referido encontro. Aí encontramos textos magistralmente escritos e vídeos muito bem produzidos, dando-nos uma perspetiva profunda de tudo aquilo que se passou na “«escola» onde os jovens ensinaram os Bispos”

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail