Web: Caminhos da Fé Online

Pastoral da Comunicação 2 novembro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Recentemente o Turismo de Portugal disponibilizou online uma plataforma inteiramente dedicada ao turismo religioso, que pretende mostrar internacionalmente as potencialidades que o nosso país possui como destino de vivências espirituais e culturais.


Atualmente o sítio www.pathsoffaith.com só está disponível em português e inglês, mas pretende-se que brevemente os utilizadores de língua francesa, alemã e espanhola consigam também aceder.

 

Na página inicial encontramos os habituais destaques bem como ligações para as principais redes sociais
Seja num ato de fé ou como realização pessoal, no nosso país encontramos vários caminhos que se dirigem para dois grandes centros da fé Cristã, Fátima e Santiago de Compostela. Assim na opção caminhos temos ao dispor informações várias relativas a essas duas propostas.

 

Em “caminhos de Fátima” podemos aceder aos distintos itinerários que “remontam à data das aparições de Fátima (1917) e são percursos em Portugal percorridos, a pé ou de bicicleta, pelos peregrinos que se dirigem ao Santuário de Fátima, situado na Cova da Iria, em Fátima”. Aqui de uma forma simples e direta podemos obter informações sobre património, cultura, pontos de interesse e etapas que cada percurso possui.

 

Na opção “altares Marianos” somos convidados a conhecer melhor “os lugares dedicados ao culto mariano que proporcionam uma viagem pela história, pela cultura e pela arte, cruzando o sagrado e a devoção em igrejas, pinturas e esculturas, romarias e peregrinações, autênticos ícones vivos da cultura de um povo”. Assim num mapa de Portugal interativo podemos clicar em cada lugar e obter informações mais detalhadas de cada um locais.

 

Se acedermos a “herança judaica” podemos conhecer melhor este legado “sefardita existente em Portugal e que deixou marcas profundas e decisivas para o desenvolvimento do país ao longo dos tempos. Na fundação de Portugal as comunidades sefarditas, ou judeus da Península Ibérica, ajudaram ao povoamento do território conquistado aos mouros”. Mais uma vez, através de um mapa interativo vemos os diversos locais do nosso país que foram de alguma forma “tocados” pela cultura judaica, podendo ficar a saber um pouco melhor cada um.

 

Como país que sabe bem receber, na opção “alojamento”, encontramos várias opções para diferentes gostos e orçamentos. Desde “hotéis boutique de luxo a hostels e B&B, a variedade de seleção é variada e diversificada”. Para os peregrinos dos Caminhos de Fátima e dos Caminhos de Santiago, os albergues são também uma opção. Assim neste espaço poderá escolher o tipo de alojamento que mais se adequa às suas preferências.

 

 Por último em “multimédia” poderá visionar um conjunto bastante relevante de vídeos promocionais dos diversos locais e pontos de interesse que se encontram distribuídos por Portugal de norte a sul.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail