Web: Solta o Voluntário que há em ti!

Pastoral da Comunicação 26 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Pensas várias vezes em fazer voluntariado, mas nunca tiveste coragem para avançar?

Queres dedicar um pouco do teu tempo livre a ajudar os outros, mas nunca tiveste coragem para avançar?

Pois bem, agora é mais fácil abraçares esse desafio através do sítio www.ajudamos.pt!

Esta nova plataforma de voluntariado social lançada pelo portal Universia, com o apoio do Banco Santander Totta, permite-te encontrar ofertas a nível nacional e internacional. Mas como é isso possível, questionas tu?

Através de uma rede de portais, que promovem iniciativas de voluntariado, permite assim que qualquer pessoa se registe e consequentemente poder candidatar-se. Dirigido principalmente a estudantes universitários, onde as universidades, IPSS, ONG e outras associações participantes, “podem divulgar as suas ofertas de voluntariado de forma simples e gratuita, tendo ainda acesso a uma ampla base de voluntários, que desta forma tomam conhecimento do tipo de ajuda solidária mais urgente naquele momento. Apesar do projeto ter uma vocação universitária, está aberto a qualquer pessoa que queira registar-se e candidatar-se às solicitações de ajuda divulgadas”.


Ao entrares neste espaço virtual encontras em destaque os mais recentes projetos que estão a necessitar do teu tempo e dedicação. Atualmente, a título de exemplo, temos pedidos de voluntários de norte a sul do país para o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, mas também se pode ler que em Barcelona, Itália, Grécia ou França estão a necessitar de voluntários. Se clicares em cada um dos pedidos podes facilmente perceber que tipo de função é exigida, quantas horas semanais são pedidas, qual o local e a duração, bem como outras informações complementares que ajudam esclarecer as tuas dúvidas.


Se pretenderes avançar realmente para esta forma de ajudar os outros, sugiro que primeiro cliques em “como funciona”. Aí percebes que primeiro tens de registar o teu Curriculum Vittae no portal e completar um conjunto de dados que o sistema te irá pedir. Depois de devidamente registado e o projeto de voluntariado escolhido basta que seleciones a opção “candidatar”.

 

Este portal permite ainda que as associações ou entidades que necessitam deste tipo de apoio se registem, fornecendo os dados necessários para posteriormente serem validados, e assim entrarem nesta rede de ajuda.


Numa altura em que muitos de nós se ficam pelo “voluntariado das redes sociais” e se esquecem do verdadeiro voluntariado social, considero que esta plataforma poderá facilitar bastante a que as pessoas se sintam impelidos a fazerem algo por quem mais necessita.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail