Ponto SJ: portal digital para promover o diálogo sobre a sociedade

Pastoral da Comunicação 17 fevereiro 2018  •  Tempo de Leitura: 4

Os jesuítas portugueses vão lançar na próxima semana o Ponto SJ, um portal digital destinado a “promover o diálogo no espaço público” a partir da tradição cristã. A plataforma, que estará online a partir do dia 23 de fevereiro, pretende proporcionar “uma reflexão sobre temas da atualidade, em áreas como a Política, a Educação, a Justiça, a Cultura e a Fé“, segundo explica a Companhia de Jesus em comunicado enviado às redações.

 

No portal serão publicados diariamente artigos de opinião e reflexão assinados por autores como Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim de Azevedo, Clara Almeida Santos, Carla Quevedo, Jacinto Lucas Pires, Joana Rigato, Alfredo Teixeira, Gonçalo Portocarrero de Almada, Nuno Amador e Irene Guia, bem como notícias, entrevistas e outros conteúdos.

 

O padre jesuíta José Maria Brito, que será diretor do projeto, explica ao Observador que o portal “não pretende fechar-se na Igreja, mas sim contribuir para uma reflexão sobre todos os temas da sociedade“. No comunicado, os jesuítas explicam que o Ponto SJ, “assumindo o seu vínculo à tradição cristã e à Companhia de Jesus, pretende ser capaz de fazer a ponte com esferas e grupos diferentes e mais distantes da sociedade”.

 

“Diante da erosão do espaço público, em que parece fácil erguer muros de proteção e cavar trincheiras identitárias e ideológicas, que também podem surgir dentro da Igreja, queremos proporcionar um espaço de encontro, num clima temperado. Desejamos favorecer o exigente exercício do diálogo, que tanto pede empatia e atenção na escuta, como honestidade e ousadia de palavra que, sendo crítica, não seja imediatamente defensiva ou autojustificativa”, lê-se no estatuto editorial do Ponto SJ.

 

“Assumimos o desejo de ajudar a gerar uma visão consistente, lúcida e livre do mundo em que habitamos, que possa conduzir à disponibilidade para servir o bem comum”, acrescenta o documento.

 

Marcelo defende combate ao “tribalismo e acrimónia” no espaço público


Numa mensagem enviada à Companhia de Jesus, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que “numa época em que o ‘espaço público’ se tornou sinónimo de tribalismo e de acrimónia, um portal digital como o Ponto SJ tem como saudável propósito o diálogo.

 

Já o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, destaca que “dizer cristianismo é dizer comunicação”, pelo que “a presença cristã nos media é essencial e oportuna“.

 

O presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Vera Jardim, destacou também a importância do novo portal “direcionado para o diálogo inter-religioso”, sublinhando que “nas sociedades tão complexas em que vivemos esta reflexão e este diálogo é um elemento fundamental para um melhor conhecimento do outro e para lutar contra o preconceito e pela dignidade das pessoas”.

 

Marisa Matias à conversa com freira no lançamento do portal


O portal vai ser lançado publicamente no dia 23, numa sessão no Café-Teatro da Comuna, e o evento será marcado por dois “encontros improváveis“, explica a Companhia de Jesus. Um entre o jornalista João Miguel Tavares e o jesuíta Francisco Mota, e outro entre a eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias e a irmã Júlia Bacelar, religiosa que trabalha com mulheres em extrema vulnerabilidade.

 

As duas conversas deverão dar o mote àquilo que será o Ponto SJ e foram antecedidas por encontros pessoais “onde cada um dos protagonistas foi desafiado a colocar-se no lugar do outro”. As reportagens sobre esses dois encontros vão ser exibidas antes das conversas.

 

 

João Francisco Gomes]

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail