O verdadeiro património: um texto sobre o que realmente importa

Razões para Acreditar 17 maio 2018  •  Tempo de Leitura: 1

Um jovem advogado foi indicado para inventariar os pertences de um senhor recém falecido. Segundo o relatório do seguro social, o idoso não tinha herdeiros ou parentes vivos. Os seus pertences eram muito simples. O apartamento alugado, um carro velho, móveis baratos e roupas pulídas. “Como alguém passa toda a vida e termina só com isto?”, pensou o advogado. Anotou todos os dados e quando se preparava para deixar a residência viu um porta-retratos sobre um criado mudo.

 

Na foto estava o velho morto. Ainda era jovem, sorridente, ao fundo um mar muito verde e uma praia repleta de coqueiros. À caneta escrito bem de leve no canto superior da imagem lia-se “sul da Tailândia”. Espantado, o advogado abriu a gaveta do criado e encontrou um álbum repleto de fotografias. Lá estava o senhor, em diversos momentos da vida, em fotos em vários pontos do mundo.

 

Um tango na Argentina, à frente do Muro de Berlim, um tuk tuk no Vietnã, sobre um camelo com as pirâmides ao fundo, bebendo um copo de vinho frente ao Coliseu, entre muitas outras. Na última página do álbum um mapa, quase todos os países do planeta marcados com um asterisco vermelho, indicando por onde o velho tinha passado. Escrito à mão no meio do Oceano Pacífico uma pequena poesia:

 
Não construí nada que me possam roubar.
Não há nada que eu possa perder.
Nada que eu possa tocar,
Nada que se possa vender.

Eu que decidi viajar,
Eu que escolhi conhecer,
Nada tenho a deixar
Porque aprendi a viver.

Abraço!

Pedro Schmaus

 

RevistaPazes]

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail