Recomendamos: «Os Dez Mandamentos segundo o psicólogo»

Livros 28 outubro 2017  •  Tempo de Leitura: 3

Os Dez Mandamentos são o ponto de partida de toda a caminhada de fé judaico-cristã. Desde que tenho memória de ser gente me ensinaram que o dever de respeitar os pais terrenos e o Pai dos céus, estava na raiz de todo o bem e de toda a bondade. Eis a grande razão porque este mês, a comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomendamos "Os Dez Mandamentos segundo o psicólogo".

 

A Paulus deu-me a conhecer um autor novo: Luciano Masi é psicólogo e psicoterapeuta em Roma. É sócio fundador e didata da ECAAT (European Committee for the Analytically Advanced Autogenic Training) e docente em várias Escolas especializadas na formação de psicoterapia e diagnóstico psicológico. Crente cristão, já foi ouvido nas aparições de Medjugorje.

 

Escolhi esta obra para uma leitura de verão. No entanto, quando a comecei a ler percebi que tinha que ser uma leitura séria e atenta. Reconheço a necessidade de alguns conhecimentos no campo da psicologia para a compreender na totalidade. Não é uma romance que se leia na procura de um final feliz. É um texto em que o autor dá a conhecer a atualidade dos mandamentos. Estes não são algo superado, abstrato e de lembrança arqueológica de um «tempo glorioso já passado». A partir da sua experiência de psicoterapeuta, Luciano Masi, encontra na pessoa sofredora e com ela a autêntica existência, o verdadeiro projeto de vida.

 

Para o autor, é no sofrimento que o ser humano, encontrando-se próximo do verdadeira humanidade, reconhece a existência do Mistério que nos circunda; restitui a dignidade e a honra aos pais; cultiva a harmonia da vida sexual e das relações com os bens materiais... Com os Dez Mandamentos.

 

Masi parte da verificação empírica, ou seja, das sessões que tem com os pacientes em psicoterapia, para a elaboração deste livro. Portanto, o que aqui escreve são acima de tudo testemunhos de pessoas concretas, que ele relaciona com o saber da psicologia atual.

 

Numa sociedade tão hedonista e materialista, o ser humano acaba por não viver a sua vida em plenitude, limitando-se a vivê-la para o que os outros pensam e afirmam como ideais de felicidade. O campo da psicoterapia está imune a estas massas. Ela consegue demonstrar que os Dez Mandamentos não são preposições antigas, fora de moda, mas pensamentos originários enraizados no mais profundo da nossa humanidade.

 

Uma obra interessante, sedutora e, ao mesmo tempo, provocadora para crentes e não-crentes.

 

Boa leitura.

 

Ficha Técnica 

Título: Os dez mandamentos segundo o psicólogo
Autor: Luciano Masi
Coleção: Psicologia
Secção: Autoajuda
Páginas: 144
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723019612

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail