Livro da semana: «Escola de oração para ratinhos, ratos e ratões»

Livros 25 abril 2017  •  Tempo de Leitura: 6

Orar é falar com Deus é olhar para Ele. É sorrir-lhe, dizer-lhe as nossas coisas, confiar-lhas, dizendo: «Ajuda-me!» ”

A obra que apresentamos está particularmente direcionada para o público mais pequeno, podendo também vir a ser utilizada como um precioso instrumento que irá auxiliar o educador na sua missão de dar a conhecer à criança formas de falar com Deus.

Neste contexto e dando continuidade às divertidas aventuras do já nosso conhecido ratinho Jorge, conhecemos e aprendemos, pela partilha que este ratinho faz com a sua numerosa família, orações como: o “Sinal da Cruz”, a “Oração dos cinco dedos”, o “Pai-nosso”, a “Ave-Maria” e a oração do Anjo da Guarda.

Ao lermos esta história verificamos que a numerosa família do ratinho Jorge costumava reunir-se com frequência para o ouvir contar as suas alegres aventuras criando, ao longo do tempo, hábitos de partilha, de comunhão e de oração: “E não era difícil encontrar alguém a dizer «Ave, Maria…». Era a maneira de Jorge e os seus irmãos dizerem: - Olá, mãe de Jesus, protege toda a NOSSA FAMÍLIA!”

Neste livro, o papa Francisco revela ao seu amigo Jorge um grande “SEGREDO”, o segredo de rezar não só por ele mas também, por todos aqueles que por ele rezam: “Olha, eu vivo uma vida linda, mas também fatigante; sou bem sucedido em muito daquilo que faço precisamente porque rezo e porque muitos amigos rezam por mim.” A partir desse momento o ratinho Jorge compreendeu que rezar é muito mais do que pronunciar palavras, que a oração deve ser sempre feita com o coração, abraçando desta forma o dever de rezar por todos aqueles que fazem parte da sua vida. Tomando consciência desta realidade o ratinho Jorge, comprometeu-se a rezar também pelo seu amigo Francisco.

Eis a oração que o ratinho Jorge costuma fazer todos os dias pelo seu amigo papa Francisco:

“«QUERIDO JESUS,

monto guarda ao meu coração.

Não deixo entrar pensamentos

maus nem más intenções,

ciúmes ou invejas.

No quarto secreto do meu coração,

escuto os outros,

faço crescer o amor e a amizade.

E peço-te:

protege o meu amigo papa Francisco,

que tem um grande coração

e muitas portas para vigiar. Ámen.»”


Ao longo desta leitura, o pequeno leitor poderá escrever a sua própria oração, estimulando-o uma vez mais, a criar hábitos de diálogo com Deus. A importância de a criança ser motivada desde a mais tenra idade a ter uma relação de intimidade e de confiança com Deus, vai contribuir para que, ao longo do seu crescimento espiritual, aprenda e aprofunde a sua relação com Deus, consciente de que, Ele ouve e responde às suas orações.

 Capela.oracao_ratinho_papa.Francisco.jpg

Consideramos que uma das coisas mais importantes que um educador pode transmitir a uma criança é ensinar-lhe a conversar com Deus. Nos tempos de hoje, muitas famílias já não oram juntas, pelo que este livro pode ser uma forma de as incentivar a reunirem-se com mais frequência para rezar em conjunto com os mais pequeninos.

Informação disponível sobre os autores à data da edição desta obra:

“Stefano Gorla é um religioso barnabita, um padre que gosta de histórias aos quadradinhos, de ler, de ouvir música e de escrever. Jornalista e ensaísta, colaborou com muitas revistas e editoras. Dirige o semanário Il Giornalino, os mensários G Baby e Super G e a Área dos Rapazes da secção dos periódicos da editora San Paolo. Publicou diversos livros.”

“Ivano Ceriani, licenciado pela Academia de Belas Artes de Brera (Milão), tem-se dedicado à pintura, especialmente à decoração mural. Colaborou, com Grazia Casa e Elle Décor e trabalhou em publicidade. Ensina disciplinas pictóricas no Liceo Artístico «L. Fontana» de Arese (Milão). Para as Edizioni Terra Santa ilustrou o livro Francesco e il Sultano  e Francesco e il principe di Gerusalemme.”

Índice

O ABRAÇO – Foi assim que os ratos descobriram o Sinal da Cruz | A LUVA – Foi assim que os ratos descobriram a oração dos cinco dedos | A JANGADA - Foi assim que os ratos descobriram o Pai-nosso | A Rosa - Foi assim que os ratos descobriram a Ave-Maria | O CARANGUEJO ANSELMO - Foi assim que os ratos descobriram o Anjo de Deus | A ORAÇÃO DO RATINHO JORGE - Foi assim que os ratos descobriram o segredo do papa Francisco

Outros livros do autor editados pelas Paulinas e já apresentados no Imissio:

“História do ratinho Jorge e do Papa que se tornou seu amigo - Um conto de Natal” (2016) – Livro da semana iMissio 07/12/2016.

Do mesmo autor será publicada em breve a seguinte obra:

“O ratinho Jorge e o papa Francisco visitam a Terra Santa”

Público-alvo: Infantil/Juvenil

Ficha técnica:

Título – “Escola de oração para ratinhos, ratos e ratões”

Autor - Stefano Gorla

Ilustrações - Ivano Ceriani

Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Março 2017, 72 págs.

ISBN: 978-989-673-575-3

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail