Livro da semana: «O Evangelho de Domingo»

Livros 22 janeiro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

«Que a Palavra de Deus possa chegar ao nosso coração, tocar a nossa vida e transformar-nos, de tal modo que também nós possamos dizer, como os primeiros cristãos: "Sem o domingo, não podemos viver".»



É este o desejo ardente do Papa Francisco na introdução ao livro O Evangelho de Domingo, que reúne algumas das suas reflexões para o ciclo dominical e festivo do Ano A, proferidas durante o Angelus, nas audiências gerais e em homilias.



O cristianismo das origens evocado pelo Papa também se destaca, neste volume, por excertos dos Padres da Igreja, os guias dos primeiros cristãos, alusivos ao Evangelho proclamado em cada domingo ou solenidade.

 

Nota de Apresentação à edição portuguesa

 

A estrutura para a presente edição baseia-se no Lecionário Romano (Ciclo dominical e festivo do Ano A) e contém reflexões do papa Francisco sobre o texto evangélico por si proferidas espe- cialmente durante o Angelus, ou nas audiências gerais, ou em algumas homilias em Santa Marta.

 

Em conformidade com o pensamento dos organizadores da edição italiana, Pierluigi Banna e Isacco Pagani, as reflexões do Papa são acompanhadas de breves excertos dos Padres da Igreja, os guias dos primeiros cristãos. Estes excertos foram traduzidos da edição italiana, tendo sido conservada a informação das respe- tivas fontes bibliográficas, em nota de rodapé.

 

A fim de agilizar a consulta do lecionário litúrgico, são coligidos no Índice geral:

– os domingos e as festas do lecionário e a citação do texto evangélico;

– as reflexões do Papa e as respetivas fontes; – o autor e o título do excerto patrístico.

 

 

Ficha técnica 
 
O Evangelho de Domingo - Papa Francisco 
ISBN: 9789896737245
Edição ou reimpressão: 12-2019
Páginas: 296
LivroColeção: Uma Casa Aberta a Todos

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail