Recomendamos: «Escândalo dos escândalos»

Livros 27 setembro 2019  •  Tempo de Leitura: 3

Numa sociedade cada vez mais exigente e aos mesmo tempo "inundada" de falsa noticias, pede-se ao cristão que saiba dar razões da sua fé, mesmo quando confrontado com a História da Igreja nos seus sucessos e nos seus "podres". Neste sentido a comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomenda este mês: "Escândalo dos escândalos - a História secreta do Cristianismo" de Manfred Lütz.

 

Devo confessar que, pela primeira vez recomendo uma obra que não li na totalidade. Mea culpa, pois não fiz o pedido à Paulus editora atempadamente. Estou num novo ano letivo e com novos projetos que me absorveram por completo. Porém devo confessá-lo que, mal me chegou às mãos, não largo a sua leitura diária.

 

Apesar de não "embandeirar em arco" a minha fé cristã católica, é verdade que não a escondo e sempre que necessário professo-a num tom audível para quem comigo se relaciona ou comunica. Sinto cada vez mais a necessidade de defender a verdade histórica da Igreja à qual pertenço e da qual tenho o mais profundo agradecimento filial aos meus pais que nela me inseriram.

 

Manfred Lütz teve esta genial ideia de sintetizar e compilar de uma forma nova o livro «Tolerância e violência - O Cristianismo entre a Bíblia e a espada» de Arnold Angenendt. Esta obra enorme não é nada mais que a resposta a um texto de um filósofo alemão, Herbert Schnädelbach, "A fuga do Cristianismo", que põe em causa, não a teologia cristã, mas a história escandalosa da Igreja. O problema, tanto para Angenendt como para Lütz, é que o filósofo baseia-se em supostos escândalos

 

O que aqui me parece grave é que estes supostos escândalos são aceites na sua generalidade por todos nós cristãos católicos. E isto é que é preciso contestar. Para tal temos que conhecer a real história e aceitá-la como é. Só assim poderemos identificar-nos como membros de pleno direito e pleno conhecimento da Igreja Católica ao longo destes vinte séculos.

 

É um livro de investigação histórica que nos consegue esclarecer as raízes espirituais da Europa e da sua cultura Judaico-Cristã.

 

Recomendo-o vivamente. Vou continuar a minha leitura. 

 

Ficha Técnica
Título: Escândalo dos escândalos - a História secreta do Cristianismo
Autor: Manfred Lütz
Coleção: Teológica
Secção: História da Igreja
Formato: 15 cm x 23 cm
Páginas: 280
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723020953

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail