Recomendamos: «Ir a Roma e ver dois Papas»

Livros 27 abril 2019  •  Tempo de Leitura: 3

Este mês tive a possibilidade de ver de muito perto o Papa Francisco. Numa deslocação com alunos do 9º Ano, visitamos Roma. No domingo de Ramos, depois da missa, o Papa passou a cerca de 2 metros de mim no "papamóvel". O que senti é indescritível… Eis a grande razão para que este mês a comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomende "Ir a Roma e ver dois Papas", ou seja, as Crónicas de D. Nuno Almeida.

 

Já me tinham falado desta obra. Crónicas do então Padre Nuno Manuel dos Santos Almeida, da diocese de Viseu, que durante o ano escolar 2012/2013, frequentou a Universidade Pontifícia Salesiana, para iniciar o seu doutoramento. (Universidade que eu bem conheço, pois estudei lá no ano de 1990/91, aquando da minha pertença aos Missionários Monfortinos). D. Nuno escreveu semanalmente uma crónica sobre a sua estadia no Pontifício Colégio Português, onde relatou os seus dias nas diversas circunstâncias existenciais.

 

Como escreveu no Prefácio, o Padre José Fernando Caldas, reitor do Colégio durante esses anos: "Ao ler as crónicas do padre Nuno Almeida, escritas durante a sua permanência em Roma, coincidindo com o ano da fé 2012-2013, descobrimos mais do que o puro relato dos acontecimentos. Na sua escrita encontramos a sensibilidade e a delicadeza da sua vida, descortinamos a força da fé que lhe guia o caminhar, saboreamos pequenas sementes que trazem dentro a força que muda mundo."

 

Numa leitura fácil e sedutora, vemos como é a vida de um sacerdote em formação, que se faz entrega à comunidade que o acolhe e, ao mesmo tempo, participa e vive a grande família que é a Igreja.

 

Encontramos uma descrição simples dos acontecimentos que marcaram e ainda marcam a Igreja universal e como ele os viveu: "Por causa de tudo o que, surpreendentemente, hoje aconteceu, não podia ficar em silêncio até ao próximo domingo." D. Nuno refere-se ao anúncio da resignação do Papa Bento XVI (11/02/2013) e ao facto de normalmente escrever a sua crónica ao fim de semana.

 

São páginas de "sentimentos transparentes" vividos com estas alterações na Igreja. Como por exemplo, no agradecimento sincero a Bento XVI e a maravilhosa surpresa de Francisco.

 

Li o livro num dia. Da sua simplicidade surge uma cativante necessidade de conhecer a crónica seguinte. É delicioso ler o que sentiu alguém tão empenhado na Igreja e agora Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, naqueles dias por Roma!... Algo semelhante a este meu encontro com o Papa Francisco…

 

Obrigado, D. Nuno Almeida.

 

Boa leitura.

 

Ficha Técnica 

Título: Ir a Roma e ver dois Papas 

Autor: D. Nuno Almeida  

Coleção: Narrativas 
Secção: Crónicas 
Formato: 24 cm x 24 cm 

Páginas: 96 
Editora: Paulus Editora 

ISBN: 9789723021011 

 

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail