Recomendamos: «Histórias Maravilhosas da Bíblia»

Livros 27 dezembro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Estamos em pleno Tempo de Natal. Tantas vezes criticamos o consumismo inerente a esta quadra. Mas será que nos preocupamos em explicar a todos quem é este Jesus que nasce? Neste sentido a comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomenda este mês: "Histórias Maravilhosas da Bíblia".

Depois de celebrar o dia do nascimento de Deus feito homem e quando iniciam os saldos, principalmente no vestuário, calçado e restantes acessórios, dei um pequeno passeio pela Baixa da cidade do Porto. A azáfama nas ruas mais comerciais era enorme. O "corre-corre", o "entra e sai" da loja, o "procura e experimenta", rapidamente me cansou. Uma hora depois de chegar, já estava a abandonar em "centro comercial" ao ar livre…

Questionei-me, como sempre, sobre o que leva tanta gente a ocupar o seu tempo com coisas tão… "caducas"… Não que eu não precise de roupa ou de calçado. Mas fiquei surpreendido com a multidão. Enquanto acompanhava uns familiares que me tinham feito o convite, perguntei-me se toda aquela gente tinha estado na Missa de Natal do dia anterior…

O que pretendo dizer com este "desabafo" nada é mais do que o seguinte: O que é que, de facto, é importante para nós? O que é que nos faz sair de casa? Sem desprimor por estes bens que nos são necessários, será que somos capazes de olhar para o Eterno e não só para o perecível? E olhando para as crianças pensei se aqueles pais, também se preocupavam em dar aos seus filhos, não apenas aqueles bens, mas o que esta época celebrava. Ou seja, Jesus Cristo.

Nestes pensamentos é que me lembrei desta obra que tinha na minha estante. As Histórias da Bíblia vêm escritas numa cativante simplicidade pelo José Carlos Nunes, da Paulus Editora, com ilustrações de Kzystof Katudl, que seduzem não só uma criança como o próprio adulto. É um livro sobre a Revelação no Antigo e no Novo Testamentos e, claro, a vida de Jesus, que leva a meditar, o adulto enquanto lê à criança, e a criança seduzida pelas histórias e as ilustrações.

Em tempo de Natal, deixemo-nos surpreender por este mistério admirável que é Deus feito homem e levemos essa graça aos nossos mais novos.

Boa leitura e bom Tempo de Natal. Votos de um 2019 muito feliz.




Ficha Técnica 
Título: Histórias maravilhosas da Bíblia 
Coleção: Infanto-Juvenil 
Secção: Pastoral Infantil 
Formato: 25 cm x 28 cm 
Páginas: 54 
Editora: Paulus Editora 
ISBN: 9789723019360 

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail