Livro da semana: «O Fruto da esperança»

Livros 26 dezembro 2018  •  Tempo de Leitura: 2 min

Esta história, é a penúltima da Coleção Mãos Verdes, constituída por 7 títulos: “A Semente sem sono; A Raiz sem medo; O Caule sentinela; A Folha bailarina; A Flor do coração; O Fruto da esperança; A Cambalhota.”

 

A planta continua a crescer…

 

A obra revela-nos o “Fruto” como a concretização do percurso da vida das plantas, comparando o fruto ao nascimento de um “MENINO”…

 

Como para qualquer criança:

 

“É preciso

tempo e paciência

para que ele cresça

e fique maduro”

 

Nesta história, podemos acompanhar o ciclo anual da vida de “muitas plantas que dão Frutos”, e como a Natureza vai ajudando a preparar a sua chegada…

 

Maria de Lurdes Soares, para a compreensão da Vida, reforça a interligação harmoniosa entre a Natureza e o Homem, quando refere a existência de feiras e festas, normalmente associadas ao tempo das colheitas: como sinal da Vida que dá Fruto em abundância…

 

“E chega, enfim, a hora

em que o mágico relógio do Tempo,

pergunta à Vida

se deve parar ou continuar.

E ficam os dois a conversar:

- Mas, para que estás como eu, a girar?

- Porque sou a Vida e tenho de avançar…”

 

Informação:

“Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com a NATUREZA / DEFESA DO AMBIENTE – Pré-escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade.”

 

Público-alvo: Infantil

 

Ficha técnica: Título – O Fruto da esperança | Autor – Maria de Lourdes Soares (texto); Elsa Lé (ilustração) | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Abr. 2012, 36 págs. | Coleção – Mãos Verdes | ISBN: 978-989-673-234-9.



Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail