Recomendamos:«Iniciação à Fé Cristã para crentes, descrentes e duvido»

Livros 27 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 4

Em Roma, termina por estes dias o Sínodo sobre os Jovens. A questão que levanto é esta: independentemente de tudo o que de lá sair, que testemunho dou eu da minha fé aos jovens? Para tal, conheço Deus e o seu filho Jesus para o anunciar? Só se ama aquilo que se conhece. Neste sentido a comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomenda este mês: "Iniciação à Fé Cristã para crentes, descrentes e duvidosos", do padre António Vaz Pinto, Sacerdote Jesuíta.

 

Como Manuel Braga da Cruz dá a conhecer na apresentação, esta obra não aborda os temas segundo os Exercícios Espirituais, que Santo Inácio de Loyola propôs, mas de uma perspetiva mais intelectual e racional.

 

O próprio autor explica na introdução que estes assuntos são tratados nos CIF (Curso de Iniciação à Fé; ou Curso Intensivo de Fé) que ainda hoje existem ministrados pelos Jesuítas. O objetivo destes cursos, e consequentemente desta obra, é o de instruir, esclarecer e dar a conhecer a fé em Jesus Cristo. E isto é válido não só para os duvidosos, aqueles que até acreditam e praticam mas que “arrastam” dúvidas enormes ao longo da vida; não só para os descrentes, aqueles que não acreditam ou ignoram; mas também para os crentes, aqueles, que numa grande maioria, têm uma formação catequética limitada à infância e adolescência.

 

Portanto, esta obra, tal como um CIF, pretende transmitir uma visão esclarecida, global e coerente do que é a fé cristã, nos seus fundamentos e na sua coerência interna e externa e assim permitir que o leitor avance na prática cristã.

 

A obra está dividida em quatro partes. Uma em que se ocupa da procura de Deus por parte do ser humano através da razão, sem esquecer o "salto" que é necessário dar com a Revelação. O passo seguinte é perceber como essa Revelação se deu no Antigo Testamento, e quais os conteúdos dessa Revelação. Segue-se a Revelação no Novo Testamento, tendo em conta a humanidade de Jesus, bem como a sua divindade. Aqui percebemos melhor o que é o Reino de Deus; como é que o Espírito age; e como é que a Santíssima Trindade está na Igreja e na humanidade. Surge assim a Fé: a Fé como resposta do ser humano a esta Revelação de Deus.

 

Para terminar o autor, mais do que uma síntese, já feita na quarta parte, apresenta-nos três notas complementares e de um interesse espetacular: O homem no paraíso; Fé e preâmbulos da Fé; A intimidade de Deus. Quase que me atrevia a aconselhar o leitor a iniciar a leitura desta obra por esta conclusão…

 

Recomendamos esta obra porque, como adultos na fé, precisamos de dar aos nossos jovens, razões desta nossa esperança em palavras e ações.

 

Boa leitura.





Ficha Técnica 
Título: Iniciação à Fé Cristã 
Autor: Pe. António Vaz Pinto, S.J. 
Coleção: Instrumentos Pastorais 
Secção: Temas de Fé 
Formato: 15 cm x 23 cm 
Páginas: 132 
Editora: Paulus Editora 
ISBN: 9789723020694 

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail