Livro da semana: «A Folha»

Livros 24 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 1

A nossa conhecida planta, já mais crescida, preparou-se, a partir do caule, para acolher as folhas…, que surgem espontaneamente nas suas diferentes formas para cumprirem o objetivo comum: com a ajuda do sol auxiliarem a planta a crescer e também para fornecerem oxigénio fundamental à existência no planeta.

 

Na obra podemos ver refletida esta ideia quando Maria de Lourdes Soares refere que:

 

“A FOLHA

gosta do Ar em movimento

e respira como ninguém.

Onde há muitas folhas,

o Ar é puro

e o ambiente limpo,

há mais saúde

e apetece descansar.

Mas os meninos ficam cheios de energia

e preferem saltar, correr

e dar cambalhotas,

livres…”

 

Ao longo do livro, a autora expõe as folhas na sua diversidade de cores e formas, associadas continuamente ao movimento, semelhante a uma dança como sinal de Vida.

 

Vento.e.a.Folha.bailarina

 

Informação:

“Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com a NATUREZA / DEFESA DO AMBIENTE – Pré-escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade.”

 

Público-alvo: Infantil

 

Ficha técnica: Título – A Folha | Autor – Maria de Lourdes Soares (texto); Elsa Lé (ilustração) | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Set. 2011, 36 págs. | Coleção – Mãos Verdes | ISBN: 978-989-673-194-6.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail