Livro da semana: «O Grande Encontro – Entre Deus e a sua criatura»

Livros 17 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 5

“«Dentro de mim há uma nascente muito profunda. E nessa nascente está Deus. Às vezes consigo alcançá-la, a maior parte das vezes está coberta de pedras e de areia: nesse momento, Deus está sepultado, precisando, então, de ser novamente desenterrado.» Era o dia 30 de novembro de 1943 e, em Auschwitz, numa câmara de gás, acaba de ser dissolvida a vida terrena de apenas vinte e nove anos de uma jovem mulher holandesa, Etty Hillesum. Poucos meses antes, no seu Diário, tinha escrito as linhas que citámos acima e que podem ser livremente assumidas como uma representação simbólica dos exercícios espirituais. [..] São muitos os caminhos possíveis para desenterrar a voz de Deus que talvez se tenha tornado inaudível dentro de nós.” (Preâmbulo, Gianfranco Ravasi)

 

A obra, “O Grande Encontro entre Deus e a sua criatura”, congrega os exercícios espirituais pregados pelo cardeal Gianfranco Ravasi ao Papa Bento XVI e à Curia Romana durante a Quaresma do ano de 2013.

 

Este livro aborda, em duas partes, o tema do encontro centrado em Deus e no Homem: “o rosto de Deus” e “o rosto do Homem”. O itinerário proposto por Ravasi comporta um caminho que “é ascendente [na primeira parte]: conduzir-nos-á às alturas da transcendência, ao mistério, precisamente ao númen, ou seja, a Deus, do qual a oração nos manifestará vários perfis que a fé consegue definir nos seus diversos significados. Do alto, [na segunda parte] o percurso tornar-se-á descendente: a luz resplandecente do rosto de Deus […] ilumina, com efeito, os múltiplos traços do rosto humano. Deus e criatura humana, teologia e antropologia encontram-se, portanto, na encruzilhada da oração”.

 

Ao lermos estes dezassete capítulos, podemos constatar que Gianfranco Ravasi desenvolve a sua interpretação, a partir de versículos seleccionados do Saltério, com citações de autores cristãos, mas também se inspira de forma surpreendente, em pessoas que estão para além das fronteiras da Igreja, o que proporciona ao leitor desta obra um espaço para a oração e também para o diálogo com o Outro, o que, para Ravasi é fundamental para a existência crente.

 

Apresentação da obra por Alexandre Palma na Universidade Católica Portuguesa:

 

 

 

Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:

 

“Cardeal Gianfranco Ravasi – Renomado biblista e hebraísta, foi prefeito da prestigiada Biblioteca-Pinacoteca Ambrosiana de Milão e docente de Exegese do Antigo Testamento, na Faculdade de Teologia da Itália Setentrional. A sua vasta obra versa temas bíblicos e de espiritualidade, conseguindo, como poucos autores, extrair da Palavra o ouro da sua valência poética e sapiencial. Igualmente notável é o modo como o seu pensamento mergulha na tradição como na contemporaneidade, num diálogo polifónico, aberto, carregado de intensidade. É presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, da Comissão Pontifícia para a Arqueologia Sacra e promotor do projecto «Átrio dos Gentios». Em Janeiro de 2015, foi-lhe atribuído o doutoramento «honoris causa» pela Universidade Católica Portuguesa.” O autor publicou na Paulinas Editora: a Trilogia – O que é o Homem?; Quem és Tu, Senhor?; Onde estás, Senhor?; Em co-autoria – O Átrio dos Gentios; O Evangelho da Beleza.

 

Índice:

Preâmbulo | Primeira parte – O ROSTO DE DEUS: I. Respirar, pensar, lutar, amar; II. Nas nascentes do Jordão do Espírito; III. O canto do duplo sol; IV. Os pardais e as andorinhas do templo; V. O rio do tempo; VI. O Deus «verdadeiramente necessário»; VII. «Os teus olhos viram-me em embrião!» | Segunda parte – O ROSTO DO HOMEM: VIII. «Como uma criança desmamada» | IX. «O homem é como um sopro» | X. Estou esgotado: cura-me!» | XI. Delito, castigo, perdão | XII. A ausência e o nada | XIII. A sabedoria é sabor | XIV. O canto dos sacerdotes | XV. À volta de uma mesa de festa | XVI. Como Bálsamo e como orvalho | XVII. Sete estrelas da Palavra.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica: Título – O Grande Encontro – Entre Deus e a sua criatura | Autor – Gianfranco Ravasi | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Janeiro 2015, págs. 184| ISBN: 978-989-673-432-9.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail