Livro da semana: «Quem conhece a alegria»

Livros 10 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

O livro desta semana é dedicado aos mais pequenos. Fala-nos de um pinguim, chamado QUEM, que está a crescer e a descobrir o que isso significa. A história desenrola-se, num primeiro momento, na escola em que a personagem principal – QUEM – nos revela a partir de uma redacção, o seu grande sonho: ser campeão de basquetebol e obter o reconhecimento público por tal proeza. Desta actividade escolar obtém um excelente resultado com o elogio da sua professora e o aplauso dos colegas, mas essa manifestação de júbilo não o deixa satisfeito. Sabe que não possui os atributos físicos para a prática deste desporto. Esta condição deixa-o triste e desconsolado uma vez que pensa não ser devidamente compreendido pelos colegas… Os pais procuram confortá-lo… Até que um dia, o miúdo chamado ESQUISITO que o protagonista habitualmente encontra no jardim, o convida para jogar basquetebol… “E QUEM faz o quê?”

 

É através de histórias como – “QUEM conhece a alegria” – que os autores desta obra pretendem abordar uma temática fundamental no desenvolvimento das crianças: “a educação dos sentimentos e das emoções”. A presente obra é a primeira de uma nova colecção, publicada pela Paulinas Editora, cujo título engloba sempre o nome desta personagem - QUEM.

 

Com esta colecção, da qual já foi publicado o livro – “QUEM espera” – pretende-se abordar, através de pequenas histórias, situações do quotidiano com que as crianças se podem deparar no dia-a-dia, e assim, ajudá-las a compreender e a saber gerir os desafios da sua vida.

 

Informação disponível sobre os autores à data da edição desta obra:

 

“Jacinto Lucas Pires escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música. O último romance que escreveu chama-se O verdadeiro ator. A primeira longa-metragem que realizou intitula-se Triplo A. Tem três filhos. Gosta de pinguins porque lhe lembram sempre o Charlot.

 

Sara Amado desenha ilustrações, roupa, cenários, objetos, casas. Tem o blogue prateleira-de-baixo sobre livros infantis e álbuns ilustrados. É arquiteta e dá aulas de desenho. Tem três filhos. Gosta de pinguins porque ficam muito tempo parados a olhar o mar.”

 

Público-alvo: Infantil

 

Ficha técnica: Título – Quem conhece a alegria | Autor – Jacinto Lucas Pires (texto); Sara Amado (ilustração) | Paulinas Editora, 1º ed. Maio de 2015, 40 págs. | ISBN: 978-989-673-462-6. 

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail