Livro da semana: «O PAÍS DA ROUPA»

Livros 26 setembro 2018  •  Tempo de Leitura: 1

Ao visitarmos «O PAÍS DA ROUPA» podemos acompanhar os mais pequenos na descoberta do mundo imaginário da roupa, mas também, ajuda a perceber como este universo se concretiza em cada um de nós nas escolhas que fazemos, nomeadamente, na harmonia da conjugação das cores, texturas e formas.

 

Esta história é-nos revelada pela autora de uma forma cativante: imprime um ritmo e uma musicalidade fortemente marcada pelas rimas e fornece considerável vocabulário específico sobre esta temática. A ilustração tem a capacidade de concretizar e tornar reais as peças de vestuário, incentivando as crianças à leitura do texto.

 

Assim, consideramos que esta obra possui uma dimensão didática e pedagógica fundamental para as crianças compreenderem a riqueza, a diversidade de vocabulário e abre portas para a criatividade.

 

“No País da Roupa

há mil portas e armários,

gavetas e prateleiras, em fileiras.

 

E dentro delas, guardadas,

roupas dobradas e alinhadas…

ou desarrumadas!

 

Muitas estão bem passadas, vincadas;

mas também as há enroladas,

ou completamente amarrotadas.

 

Com portas e gavetas abertas,

as cores ficam despertas:

branco, amarelo, verde, laranja, azul,

às flores rosas e violetas,

às riscas, pintas e estrelas do sul,

aos corações ou às borboletas.”

 

Público-alvo: Infantil

 

Ficha técnica:

Título – O PAÍS DA ROUPA| Autores – Maria de Lourdes Soares (texto); Natália Cóias (ilustração) | Paulinas Editora, 1º ed. Maio de 2015, 48 págs. | ISBN: 978-989-673-460-2.

 

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail