Livro da semana: «O Caminho da Esperança»

Livros 19 setembro 2018  •  Tempo de Leitura: 6

Já percorri uma parte do caminho,

por vezes na alegria, outras vezes no sofrimento,

mas sempre trazendo no coração uma esperança transbordante.[…]

Se Deus me concedesse escolher,

não escolheria caminhos diferentes deste.

Sempre esperei nele,

e, por isso, a alegria e a bem-aventurança

nunca me abandonaram,

e conheci o amor.

Eis que hoje Deus me concede

alguns momentos de intimidade com Ele.

Há já tempo que o desejava;

finalmente começo a escrever

alguns pensamentos que brotam do meu coração:

são a experiência de uma vida.

São as confidências de um pai.

Não poderei dizer-te nada de completamente novo. […]

No turbilhão da vida de hoje,

faz silêncio dentro de ti

e medita estes pensamentos

que brotam do profundo do meu espírito.

Espero que estas simples reflexões

possam iluminar-te e dar-te paz,

e façam de ti um apóstolo,

um homem de oração e de amor.

Que a Paz e a Graça do Senhor

estejam sempre contigo no caminho da esperança.”

(Prólogo – D. Francisco Xavier Nguyen Van Thuan)

 

A obra “O Caminho da Esperança” é composta por mais de mil breves e simples frases que constituem um hino à esperança, num caminho dedicado de amor ao próximo em Cristo. A origem deste livro está situada claramente num período da vida do autor em que a solidão no cárcere, detido durante 13 anos, 9 dos quais em isolamento, constituem um testemunho de coragem, sabedoria, oração, de entrega total ao amor de Deus, numa fé que persiste nas dificuldades, e que revela uma confiança no verdadeiro milagre da esperança que é a Vida. Qualidades que ainda podemos testemunhar em muitos cristãos no tempo actual.

 

Foi através de uma criança, que diariamente D. Francisco Van Thuan conseguiu passar para o exterior, escrevendo com um pequeno lápis em pequenos pedaços de papel de um calendário, estas mensagens que os leitores deste livro terão agora a oportunidade para meditar. Posteriormente, esta criança levava estes manuscritos para casa e passava-as para um caderno escolar. A distribuição destas mensagens pastorais constituíram, à época, a forma possível que este Arcebispo teve para poder exercer o Múnus Episcopal para com o seu povo “a fim de reconfortá-lo, confirmá-lo na fé e fazer reflorescer nele a esperança.”

 

A vida D. Francisco Van Thuan revela-nos que a fé no amor e pertença a Cristo consegue transformar a vida, mesmo quando tal parece ser improvável, ao ponto de ser capaz gerar de luz e esperança no meio dos homens. É este sinal que todos os cristãos são chamados a dar testemunho efectivo de Cristo na vida dos outros, através de exemplos concretos não permitindo que estes sejam indiferentes ao sofrimento do outro, principalmente, quando esse alguém nos estende a mão a pedir ajuda.

 

Estas mensagens estão estruturadas na obra de forma temática em trinta e seis capítulos mais um capítulo que pretende resumir as ideias entretanto reflectidas (24 pontos que correspondem às 24 horas do dia), funcionado como “tabuletas de sinalização no teu caminho da esperança.” Por último, um poema dedicado aos católicos do Vietname com o título “… Tu tens uma pátria”.

 

Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:

“Francisco Xavier Nguyen Van Thuan – bispo de Nhatrang (Vietname) desde 1967, foi nomeado arcebispo coadjutor de Saigão (hoje Ho Chi Minh Ville), em 1975. Tendo sido preso passados poucos meses, passou treze anos na prisão, nove dos quais em isolamento. Em 1994 foi Vice-presidente e mais tarde Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz. Morreu em Roma, a 16 de Setembro de 2002, e, passados 5 anos da sua morte, foi anunciado pelo Vaticano o início do processo de beatificação.” Outros livros do mesmo autor (Ed. Paulinas): Dez palavras para recordar (2014); Cinco pães e dois peixes (2009). Uma biografia sobre D. Francisco Xavier Nguyen Van Thuan (Ed. Paulinas): O milagre da esperança (2006).

 

Índice: Apresentação – Cardeal Roger Etchegaray | Aos leitores | Prólogo | 1. A partida; 2. O dever; 3. A perseverança; 4. A vocação; 5. A vida interior; 6. A vida sobrenatural; 7. A oração; 8. O sacrifício; 9. O coração; 10. A fortaleza; 11. A presença de Deus; 12. A Igreja; 13. A fé; 14. O apostolado; 15. A Eucaristia; 16. A obediência; 17. A pobreza; 18. A castidade; 19. A família; 20. A humildade; 21. A descrição (prudência); 22. A alegria; 23. A sabedoria; 24. O estudo; 25. O progresso; 26. A entrega; 27. Renovação; 28. A vida nova; 29. O sofrimento; 30. A felicidade das crianças; 31. A caridade; 32. A vida quotidiana; 33. A responsabilidade no comando; 34. Exame de consciência; 35. Maria Santíssima, nossa Mãe; 36. A esperança | Viver a esperança | … Tu tens uma pátria.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica:

Título – O Caminho da Esperança – testemunhar com alegria a pertença a Cristo | Autor - Francisco Xavier Nguyen Van Thuan | Editor – Paulinas Editora, 1ª ed. 2007, 224 págs.| ISBN: 978-972-751-858-6.



Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail