Livro da semana: «Bíblia - A mais fascinante história»

Livros 12 setembro 2018  •  Tempo de Leitura: 6

“A Última palavra

É o Amor […]

«Há as tribulações – disse a voz. – Mas ainda não é o fim.»

«Há a dor. Mas a dor ainda não é a última palavra.»

«O cordeiro, isto é, Jesus derrotou a morte para sempre», continuou a voz.

«Escreve, João! – ordenou a voz do céu: – Feliz é quem escuta estas palavras e as põe em prática:

para quem ama, depressa vem o tempo da luz;

para quem ama, depressa vem o tempo da alegria;

para quem ama, depressa vem o tempo da paz.»” (A última palavra é o amor – do livro do Apocalipse)

 

A obra que nos propomos a apresentar esta semana foi idealizada e coordenada pelo Secretariado Internacional de Apostolado e coproduzida pelas Paulinas de Portugal, Brasil e Itália. Trata-se de um livro para crianças e adolescentes com textos estimulantes de Silvia Zanconato e ilustrações cativantes de Abigail Ascenso em que é disponibilizado ao leitor 40 histórias baseadas na Bíblia (20 histórias do Antigo Testamento e 20 do Novo Testamento).

 

Na introdução, a autora fornece os elementos fundamentais para que o leitor, que está a dar os primeiros passos na leitura da Bíblia, possa compreender o conteúdo e o contexto em que esta foi escrita. A palavra Bíblia é de origem grega, significa livros, é formada por muitos livros: é composta por “relatos históricos e narrações simbólicas, descrições de guerras com orações pela paz; cantos de vitória e desespero; poemas de amor, provérbios e máximas de sabedoria”. Quem estiver a ler estes livros deve ter em conta as suas características. Se quisermos ler a Bíblia cristã nas línguas originais, é necessário saber hebraico, aramaico e também grego. A Bíblia é o resultado de um processo demorado e complexo. O Antigo Testamento dá-nos a conhecer história do povo de Israel, enquanto no Novo Testamento é narrada a História de Jesus e dos seus discípulos.

 

Assim, é possível depreender que a Bíblia é uma “fonte” valiosa para ajudar a compreender a história do povo de Israel, e também, a história das origens cristãs. Por último, a autora deixa a recomendação “de que a perspectiva da Bíblia é sempre de carácter religioso e os factos que narra são sempre contados à luz da relação com Deus.”

 

O padre José Tolentino Mendonça salientou, aquando da nota de lançamento desta obra, que “a Bíblia é o maior de todos os livros, mas isso não quer dizer que seja inacessível aos mais pequenos. Pelo contrário. As maravilhosas histórias que a Bíblia conta destinam-se a todos. Há aspetos que só com a idade e o tempo se podem perceber. Mas tantos outros, e eu diria, os mais importantes, podem ser captados na infância e adolescência. Costuma-se dizer que os mais jovens sabem sonhar, gostam de desafiar os impossíveis, fazem um uso positivo da imaginação, têm no coração o desejo de viver grandes aventuras. Tudo isso é muito precioso para ler as páginas da Bíblia. E porquê? – perguntarão. Por um motivo muito simples: Deus também sonha, e sonha, e sonha com o mundo e os seres humanos que ele tanto ama. E, acreditem, não existe aventura mais fascinante do que descobrir e viver esse amor.”

 

Índice:

Introdução | Antigo Testamento: A beleza da criação; O drama do jardim; Tu podes vencer o mal; O arco-íris de Deus; Uma torre que chega ao céu; Olha para o céu e conta as estrelas; Isaac e Rebeca; Por um prato de lentilhas; A noite de Jacob; José, o sonhador; José e os seus irmãos; Uma história de escravidão; Moisés; O encontro com Deus; A maravilhosa libertação; Os exploradores; As aventuras do rei David; Quando Jerusalém renasceu; A história de Job; Eu serei o vosso Deus. | Novo Testamento: O nascimento inesperado de João Batista; Um anjo vai falar a Maria e a José; Nasceu o Messias!; Como começa Jesus a sua missão?; Um dia a ouvir Jesus; A tempestade; Jesus na sua terra; A cegueira mais difícil; Um banquete sobre a relva; O homem rico que no fundo era pobre; Deus é um pai misericordioso; A entrada de Jesus em Jerusalém deu que falar; A última ceia com os discípulos; Do jardim à cruz: uma lição de amor; A surpresa do sepulcro vazio; Um maravilhoso encontro em Emaús; O Pentecostes trouxe um fogo novo; O Cristianismo chega a todos; Um anúncio feliz para todos os povos; A última palavra é o amor. | Mapa do Antigo Testamento | Mapa do Novo Testamento.

 

Público-alvo: Infância/Adolescência

 

Ficha técnica: Título – Bíblia – A mais fascinante história | Autores – Silvia Zanconato (texto);
Abigail Ascenso (ilustrações) | Editor – Paulinas Editora, 1ª ed. Março de 2014, págs. 200| ISBN: 978-989-673-333-9

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail