Livro da semana: «Compreender Jesus»

Livros 5 setembro 2018  •  Tempo de Leitura: 6

Sinopse:

O autor pretende, com este guia ilustrado a cores, disponibilizar ao leitor uma visão contextualizada da vida, morte e ressurreição de Jesus, tendo como pano de fundo a sua época, a partir dos textos bíblicos. Este livro está organizado de forma temática, repleto de mapas, imagens de obras de arte e de fotografias. Mike Beaumont elaborou os conteúdos de forma simples, não técnica para se tornar acessível ao público em geral, não sendo necessário, por parte do leitor, um conhecimento prévio do Cristianismo. Cada ponto temático é analisado em apenas duas páginas revelando, por parte do autor, uma capacidade de apresentação e organização dos temas. Assim, podemos constatar que a obra consegue transmitir de forma clara e concisa os conteúdos, dando a quem lê a vontade de (re)descobrir a história de vida que continua a fascinar milhões de pessoas há mais de dois mil anos.

 

Beaumont deseja que o leitor, quando chegar ao fim da obra  "possa fazer uma ideia correta do homem Jesus: daquilo que Ele disse, daquilo que Ele fez, da razão por que o fez, do que pensava de si próprio e do que realmente era - assombrosamente bondoso, sobretudo para as pessoas que não o esperavam ou que não o mereciam necessariamente, pois Ele próprio estava convencido de que era essa a verdadeira essência de Deus." (p. 7)

 

Disponibilizamos um exemplo de um quadro informativo presente na obra (p. 11):

 

características-chave dos evangelhos

 

Outros livros do autor editados pelas Paulinas:

Compreender a Bíblia (2008); Nova Enciclopédia da Bíblia (2013).

 

Índice:

Introdução

PARTE I – CONTEXTO: A sua história – em busca de Jesus; Os seus biógrafos – explicando Jesus; O seu mundo – um hipermercado de vida; A sua terra – onde as promessas se cumprem; A sua nação – um povo eleito; O seu povo – o Judaísmo do século I.

PARTE II – OS INÍCIOS: A sua vinda – a irrupção de Deus; O seu nascimento – a história do Natal; As suas origens – o Cristo eterno; Os seus anos de silêncio – vida na sombra; A sua fé – seguindo o Deus único.

PARTE III – A MISSÃO: A sua preparação – o cenário está montado; O seu começo – aceitação e rejeição; Os seus discípulos – chamados a seguir Jesus; A sua mensagem – Deus – o Pai misericordioso; A sua mensagem – O Reino de Deus – o futuro começa agora; A sua mensagem – o discipulado – aprendizagem para toda a vida; A sua mensagem – arrependimento – o desafio da mudança; A sua mensagem – amor e perdão – quem é perdoado também perdoa; A sua mensagem – O Sermão da Montanha – estilo de vida do Reino; A sua mensagem – Santidade – ser diferente; A sua mensagem – o Espírito Santo – a presença pessoal de Deus; A sua mensagem – acerca de si próprio – o Deus-connosco; A sua mensagem – o seu destino – o homem que veio para morrer; A sua mensagem – a nova comunidade – vida com Jesus; A sua mensagem – o juízo de Deus – o princípio do fim; Os seus milagres – poder sobre a doença – sinais do reino; Os seus milagres – poder sobre a natureza – Senhor de tudo; As suas parábolas – mistérios explicados; A sua autoridade – palavras que resultavam; A sua ética – ser bom, fazer o bem; O seu estilo de vida – viver na simplicidade; A sua oração – conversando com o Pai; A sua atitude frente à religião – vinho novo, odres novos; A sua atitude frente às pessoas – acolhendo a todos!; Os seus ouvintes – reações frente a Jesus; A sua relação com Deus – o Filho do Pai; Os seus títulos – o aspeto humano – filho, embora servo; Os seus títulos – o aspeto divino – Senhor e Deus; A sua transfiguração – a irrupção da glória divina; A sua dependência – de olhos fixos em Deus; O seu combate – vencendo o mal; Os seus adversários – a resistência a Jesus.

PARTE IV – A MORTE E RESSURREIÇÃO: A última semana – aproxima-se a meta; A sua última refeição – uma nova Páscoa; A sua última noite – o jardim e o cálice; As suas últimas horas – o julgamento; A sua crucifixão – a morte de Deus; A sua sepultura – o fim do caminho; A sua ressurreição – o Dia do Senhor – a morte vencida; A sua ressurreição – os quarenta dias – preparando a partida.

PARTE V – O IMPACTE: Os Apóstolos – homens com uma missão; A sua Igreja – o novo povo de Deus; A sua missão – a mensagem espalha-se; A sua influência – impacte sobre o mundo; Os seus admiradores – as outras religiões e Jesus; A sua esperança – vivendo na luz da eternidade; A sua revelação – as coisas nem sempre são o que parecem; A sua presença – à descoberta de Jesus hoje.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica: Título – Compreender Jesus | Autor – Mike Beaumont  | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Set. 2014, 128 págs. | ISBN: 978-989-673-378-0.



Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail