Livro da semana: «Lugares do infinito – guia de mosteiros e conventos»

Livros 15 agosto 2018  •  Tempo de Leitura: 5

O livro “Lugares do infinito” revela lugares e vidas de que provavelmente o leitor já ouviu falar ao longo dos anos mas que ainda permanecem ocultas para a generalidade dos portugueses. Estamos a falar de mosteiros, de conventos masculinos e femininos de vida consagrada contemplativa distribuídos de norte a sul do país. São espaços “que convidam à busca interior, à procura de si mesmo, da natureza ou (para quem crê) de Deus".

 

Para cada um dos locais que o leitor pretenda visitar, a obra disponibiliza uma breve caracterização do mosteiro ou convento, revelando um pouco da sua história, espiritualidade, vida quotidiana de trabalho e oração. Para além disso, este guia prático apresenta: o itinerário em "como chegar", a caracterização do "espaço", "o que fazer", os "preços" e os "contactos".

 

Por vezes, podemos questionar o porquê da existência destes lugares e por que razão homens e mulheres abraçam esta vida numa consagração a Deus, através da oração. Visitar e conhecer estes locais, assim como a vida dos que os habitam, poderá responder a algumas dessas perguntas.

 

Este livro vai ao encontro do que disse o Papa Francisco quando anunciou em Roma, no dia 29 de Novembro de 2013, que o Ano de 2015 seria dedicado à Vida Consagrada.

 

Como um exemplo desses locais de vida contemplativa, disponibilizamos um vídeo sobre o Mosteiro de Singeverga: Ritmos e vivências no Mosteiro de Singeverga” - Programa 70x7 (emissão 19-04-2015).

 

Índice:

Fugas do Mundo nas sendas de Deus | TIBÃES – Uma hospedaria renovada e uma oração que atravessou os séculos | SINGEVERGA – Receita para rezar os salmos enquanto se faz um licor monástico | CARMELO DE BANDE – Este é literalmente um lugar de passagem onde apetece ficar | BALSAMÃO – Este mosteiro está ao colo de um dos cinco umbigos do mundo | RORIZ – Para quem tenha o incipiente desejo de rezar | AVESSADAS – Quatro modos de regar um jardim, que pode ser o da alma | TORRÃO – O louvor divino e um bocadinho de poesia | MONTE REAL – Estas freiras fazem alpinismo nos campanários e da vida interior.

 

Informação disponível sobre os autores à data da edição desta obra:

ANTÓNIO MARUJO “é jornalista desde 1985. Nascido em 1961, licenciou-se em Comunicação Social. Colaborou no Expresso (1985-1989) e nos programas: Toda a gente é pessoa (Antena 1) e Setenta vezes sete (RTP). Foi jornalista da revista Cáritas (1986-1989), do Diário de Lisboa (1989) e do Público, desde a fundação, em Setembro de 1989, até janeiro de 2013, acompanhando sobretudo a informação religiosa. Venceu o prémio europeu de jornalismo religioso na imprensa não confessional (instituído pela Fundação Templeton e Conferência das Igrejas Europeias), nas edições de 1995 e 2006. Colaborou em diversas publicações e obras colectivas e publicou vários livros, dos quais se destacam: Vidas de Deus na terra dos homens, Um Papa (in)esperado, Deus vem a público, Quando a Igreja desceu à terra e, nas Paulinas, Francisco - Pastor para uma nova época e O coração da Igreja tem de bater (entrevista com J. Carreira das Neves).” Outro livro do mesmo autor: “Diálogos com Deus em fundo” – pode a ver sinopse – livro da semana iMissio (14-01-2015).

 

DANIEL ROCHA “é repórter fotográfico da secção de fotografia do jornal Público, onde tem acompanhado a actividade noticiosa desde 1992. Realizou diversas reportagens nacionais e internacionais, com destaque para a erupção do vulcão da Ilha do Fogo em Cabo Verde, a visita do papa João Paulo 11 a Cuba (reportagem feita em conjunto com António Marujo) e a luta do povo maubere pela independência de Timor-Leste. Licenciado em Antropologia, pela Universidade Nova de Lisboa, e em Fotografia, pelo AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual), foi distinguido com diversos prémios, tendo participado em vários livros e exposições colectivas na área do fotojornalismo.”

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica: Título – Lugares do infinito – um guia de mosteiros e conventos para reencontrar o mundo | Autores – António Marujo (texto); Daniel Rocha (fotografia) | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Junho 2014, 112 págs. | ISBN: 978-989-673-382-7.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail