Livro da semana: «O Livro das maravilhas júnior»

Livros 8 agosto 2018  •  Tempo de Leitura: 3

A obra que nos é dada a conhecer esta semana possui um elemento comum a todas as histórias de vida ou eventos narrados neste livro: a presença efectiva e actuante de Deus na história da Humanidade revelando ao mundo exemplos concretos e reais de testemunhos de amor, esperança, exemplo e fé.

 

São inúmeras as possibilidades e ângulos de análise, e de leitura desta obra, uma vez que é vasta e dá ao leitor a possibilidade de desvendar uma parte importante da história da humanidade em 365 dias. Possui vários índices que ajudam a percorrer e a enquadrar de forma temática os inúmeros acontecimentos ou histórias de pessoas que partilharam, desde há mais de dois mil anos, um amor e uma fé comum a Jesus Cristo. Disponibilizamos alguns dos temas que podem ser encontrados nesse índice – homens e mulheres que: trabalharam pela inteligência da fé e do governo da Igreja; pela educação e pela transmissão da fé; pregaram a Boa-Nova; se converteram e acreditaram em Jesus Cristo; pela missão e pela evangelização dos povos; foram até ao martírio pela sua fé em Jesus Cristo; trabalharam pela justiça e pela caridade; pela dignidade do ser humano; pela paz; pelo progresso da ciência; pela arte e pela cultura; escolheram a vida religiosa; leigos que marcaram a história da Igreja, e também histórias de peregrinações e milagres.

 

Paralelamente a estas histórias, o livro disponibiliza uma barra cronológica com datas precisas de eventos, pessoas, construção de edifícios, descobertas científicas e marcos históricos que foram importantes na época, dando um contexto mais alargado das situações em que estas histórias ocorreram.

 

Assim, ao percorrermos este trajecto que nos é proposto, é possível compreender de que forma Deus vai tocando o Homem, através de pequenos gestos ao longo da história, dando-lhe a oportunidade de dar o melhor de si aos outros, e desta forma, juntos construir a Civilização do Amor e a Paz.

 

Público-alvo: Juvenil/Jovem/Adulto

 

Ficha técnica: Título – O Livro das maravilhas júnior – 365 dias com personagens e acontecimentos que revelam a acção de Deus no mundo | Introdução – D. Joseph Doré| Textos – Pierre Dhombre… [et al.] | Ilustração – Frédérick Mansot… [et al.] |Tradução – Maria do Rosário Pernas | Editor – Paulinas Editora 1º ed. Mar. 2008, 596 págs. | ISBN: 978-972-751-815-9.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail