Livro da semana: «A pergunta e a viagem»

Livros 18 julho 2018  •  Tempo de Leitura: 5

Paolo Scquizzato desafia-nos a fazer uma surpreendente e fascinante viagem ao mais íntimo de nós próprios, levando-nos a mergulhar nas profundezas do nosso eu interior. Nesta viagem, o verdadeiro caminho a percorrer é o do Amor.

 

Segundo o autor, o ser humano está em permanente construção, cresce e amadurece quando se interroga e toma consciência do que é chamado a Ser. Scquizzato recorre às palavras de Luciano Manicardi quando cita que “Não é na profundidade que nos afogamos, mas na superficialidade das coisas”. Daí, a necessidade de vivermos profundamente cada momento como único e irrepetível porque é aí que acontece a Vida.

 

Nesta ousada procura do eu interior, que é ao mesmo tempo, extenuante e fortificante leva-nos à tomada de consciência da presença do Outro:

 

“Por isso, o ser espiritual é o ser que ama o outro. O tu é a abertura ao infinito do eu. O tu é a janela sem a qual a minha pequena habitação não é senão o lugar de pesadelo. O outro é o horizonte para o qual o meu barco pode tender. O mar em que pode naufragar e lá perder-se como única possibilidade de se poder encontrar. […] De tudo isto, conclui-se que a vida espiritual será, antes de tudo, uma relação com um Tu, uma vida que vê a aliança como um encontro de alteridade com o Deus totalmente Outro. Uma existência, uma história que haure vida relacionando-se com um Deus que é e continuará sempre além daquilo que dele se possa pensar, sempre além de todas as minhas possíveis imagens ou considerações sobre Ele.”

 

Neste sentido, o autor chama-nos a ter um olhar consciente, mas ao mesmo tempo vigilante, para que não seja desperdiçado nada da nossa vida, da história do mundo e do Homem. Deste modo, evitaremos apercebemo-nos demasiado tarde daquilo que desperdiçamos ou daquilo que estragamos pela simples inexistência de amor. Assim, o caminho do amor com consciência, interpela-nos e impede que as barreiras do egoísmo, da indiferença, da intolerância, do descuido para connosco, para com o Outro, e da desatenção para com o mundo, sejam instaladas.

 

Disponibilizamos alguns excertos que consideramos pertinentes para o despertar da profundidade da obra:

 

“Por isso, é preciso crescer na vida espiritual, crescer na vida interior, naquela vida que nos reconduz ao centro do nosso ser, naquelas ações que nos «re-centram», que nos conduzem de novo ao lugar natural do nosso ser”.

 

“[…] ter olhos capazes de se aperceberem de que cada coisa, cada gesto, cada relação, cada trabalho e cada pequeníssimo gesto diário traz consigo o selo do infinito e tem um alcance de eternidade.”

 

“A vida é breve e deve ser vivida na única modalidade que é o amor, a atenção ao outro, a saída de si; de outro modo, só conheceremos a derrota, a sua destruição sob as águas do dilúvio ou o tempo da história que cairá em cima de nós com o seu fruto mais perfeito, a morte. E permaneceremos submersos, mas sobretudo não nos apercebendo de nada.”

 

“Neste contínuo ir e voltar, cair e levantar-se, tornar-nos-emos – espantados – cada vez mais maduros, perfeitos e conformes a Cristo.”

 

Outros livros do mesmo autor (Ed. Paulinas):

 

«Por último virá a morte… e depois? Reflexões sobre o viver e o viver mais», também pode ver a sinopse – Livro da semana iMissio (02-11-2016)

 

«O elogio da Imperfeição – O caminho da fragilidade» – Livro da semana iMissio (01-06-2016).

 

Índice

A pergunta. Dentro da vida espiritual: Chamados a nascer duas vezes; Doentes de infinito; O coração do homem é demasiado grande

A viagem. Um outro mundo ou um mundo outro?: Em direção a que meta?; Navegar espaços infinitos; O caminho é o amor

O caminho. Responder à chamada do amor: Procurar Aquele que já nos encontrou; Responder para construir; A meta é o caminho

O estaleiro. Construirmo-nos no amor: Responsáveis pelos irmãos; Com o pensamento de Jesus; À sombra da esperança

À ESCUTA DO EVANGELHO – Para uma espiritualidade da consciência.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica:

Título – A pergunta e a viagem - A propósito de vida espiritual

Autor – Paolo Scquizzato; Ilustração da Capa – Filippo Rossi

Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Julho 2016, 88 págs.

Coleção – Grão de Mostarda

ISBN: 978-989-673-534-0.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail