Livro da semana: «Coisas de Mãe»

Livros 9 maio 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Esta história fala-nos de uma menina que diariamente, ao início da tarde, adormecia no colo de sua mãe, enquanto esta, sentada numa cadeira lhe cantava esta canção até ela adormecer:

“De manhã segue uma estrela

à tarde os girassóis.

De noite segue o silêncio

escondido nos lençóis.”

 

Depois da sesta, as tardes eram animadas em contacto com a natureza: o cheiro intenso a terra molhada, o perfume das maçãs, o regar a horta, tantas e tantas coisas… Quando o sol já se punha ao largo, lá longe quase a abraçar o horizonte, já depois do jantar, esta mãe continuava agora com uma história, já muito antiga que ouvira contar no passado pelo seu avô, a quem por sua vez também já tinha sido contada pelos seus antepassados. Uma história interminável que diariamente a mãe conseguia coser e remendar até ao final. Quase que se podia dizer que a mesma história tinha a capacidade de se regenerar cada vez que chegava o pôr-do-sol.

 

A obra “Coisas de Mãe” tem o talento de unir os leitores num sentimento de pertença, a uma identidade comum que atravessa gerações. Em quantos de nós ainda vivem e florescem lembranças tão belas como esta? Quantos de nós, ainda hoje não sentem saudades desse tempo? De uma simples memória, que por estar associada a uma história, ter a capacidade de nos transportar num instante, no tempo, para uma recordação muito feliz partilhada com alguém. Esta história fala-nos dos afetos, nomeadamente do materno, da ternura, dessa profunda ligação existente entre gerações. As ilustrações conseguem envolver-nos na história, mas também transporta o leitor para fora da obra como se a narrativa continuasse para além do espaço físico do livro.

 

“Coisas de Mãe” leva-nos a um espaço e a um tempo gravados na nossa memória, em que tínhamos a coragem de sentir ou de dizer que: “As mães são fadas sem asas que conseguem fazer coisas impossíveis.”

 

Informação adicional sobre a obra:

Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura. Recomendado para o 4º ano de escolaridade (leitura autónoma).

 

Público-alvo: Infantil

 

Ficha técnica: Título – Coisas de Mãe | | Autor – Sílvia Alves (texto); João Caetano (ilustração) | Paulinas Editora, 1º ed. Outubro de 2006, 48 págs. | ISBN: 978-972-751-789-3.

 

 

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail