Recomendamos: «Quero acordar a aurora!»

Livros 28 abril 2018  •  Tempo de Leitura: 3

No passado dia 15, D. Manuel Linda, deu entrada solene na diocese do Porto. Por este motivo a comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomenda este mês: "Quero acordar a aurora!"

 

D. Manuel Linda, nasceu a 15/04/1956 na Freguesia de Paus, Concelho de Resende, Distrito de Viseu, Diocese de Lamego. Frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego) da Diocese de Lamego, bem como o Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto), já como aluno da Diocese de Vila Real. Foi ordenado sacerdote a 10/06/1981.

 

A sua formação  começou com o Curso Superior de Teologia, do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, em 1980; seguido de Licenciatura em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, em 1987; Licenciatura em Teologia, pela Faculdade de Teologia (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, em 1988; Licenciatura Canónica em Teologia - Especialidade de Teologia Moral (II Ciclo de Estudos Eclesiásticos), pela Accademia Alfonsiana, Instituto Superior de Teologia Moral da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma), em 1991; e  Doutoramento em Teologia - Especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontificia Comillas (Madrid), em 26/06/1998, com uma tese intitulada "Andragogia política em D. António Ferreira Gomes".

 

Desempenhou diversas tarefas pastorais: Pároco, Assistente Diocesano da Acção Católica, Capelão Militar, Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico Diocesano, etc. Foi também membro da equipa diocesana responsável pela Pastoral Juvenil e pelo Movimento dos Convívios Fraternos. Reitor do Seminário, Vigário Episcopal para a Cultura, Coordenador da Pastoral, Director da Casa Diocesana/Centro Católico de Cultura, Capelão da Escola de Donas de Casa (Santa Casa da Misericórdia de Vila Real) e Assistente Eclesiástico da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores).

 

Esta formação e experiência pastoral, que já colocou ao serviço no Ordinariato Castrense desde janeiro de 2014, confere ao novo bispo do Porto competências extraordinárias para o "pastoreio" desta imensa diocese.

 

Este livro, é um excelente meio para conhecermos o pensamento e os valores pelos quais se orienta D. Manuel. Esta obra apresenta uma série de reflexões escritas ao longo dos últimos anos, principalmente na revista Ecclesia – Semanário, com a qual colabora desde o inicio. Aborda temas como a Igreja, a Fé, a Política, a Cultura e a Família. No fundo, tudo o que diz respeito à Doutrina Social da Igreja.

 

D. Manuel Linda manifestou a intenção de trabalhar à imagem do Papa Francisco, quer ser um missionário da misericórdia, um pastor com "o cheiro das ovelhas". Quer dar preferencial atenção aos mais débeis: os pobres, desempregados, doentes, idosos, detidos e todos quantos "andam perdidos". Todos estes temas são encontrados nesta obra.

 

Boa leitura.

 

Ficha Técnica 
Título: Quero acordar a aurora! 
Autor: D. Manuel Linda 
Coleção: Narrativas 
Secção: Na primeira pessoa 
Formato: 15 cm x 23 cm 
Páginas: 158 
Editora: Paulus Editora 
ISBN: 9789723019506 

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail