Etty Hillesum - «Humanidade enraizada em Deus»

Livros 4 abril 2018  •  Tempo de Leitura: 5

MichaelDavide Semeraro leva-nos a percorrer o extraordinário caminho interior de Etty Hillesum a partir dos seus escritos, onde é revelada a sua raiz mística e de incontestável autenticidade, pretendendo que a sua vida seja um testemunho e um exemplo de fé a ser transmitido às novas gerações.

 

Na introdução desta obra, Semeraro dá relevo às palavras proferidas pelo Papa emérito Bento XVI, numa quarta-feira de cinzas quando apresenta Etty Hillesum: «[…] jovem holandesa de origem judaica, que morrerá em Auschwitz. Inicialmente afastada de Deus, descobre-o olhando profundamente para dentro de si própria e escreve: “Dentro de mim há uma nascente muito profunda. E nessa nascente está Deus. Às vezes consigo alcançá-la, a maior parte das vezes está coberta de pedras e de areia: nessas alturas Deus está sepultado. Então, há que voltar a desenterrá-lo”. Na sua vida dispersa e inquieta, reencontra Deus precisamente no meio da grande tragédia do século XX, a Shoah. Esta jovem frágil e insatisfeita, transfigurada pela fé, transforma-se numa mulher cheia de amor e de paz interior, capaz de afirmar: “vivo em constante intimidade com Deus”.»

 

Trata-se de uma lição de VIDA a ser apreendida, levando-nos a observar a nossa humanidade e o nosso futuro com um olhar vigilante, com espírito crítico, conscientes do nosso sofrimento e das nossas fragilidades, mas ao mesmo tempo de esperança, de benevolência, de confiança e de paz. Nesse sentido, o autor para nos ajudar a mergulhar na densidade desta vida transformada, recorre com frequência às palavras de Etty Hillesum, entre as quais destacamos:

 

“Uma paz futura só poderá ser verdadeiramente paz se primeiro tiver sido encontrada por cada um dentro de si próprio”.

 

“No fundo, o nosso único dever moral é desbravar em nós mesmos vastas áreas de tranquilidade, de tranquilidade cada vez maior, até sermos capazes de irradiar também sobre os outros. E quanto mais paz houver nas pessoas, mais paz haverá neste mundo tão conturbado”.

 

“Se toda esta dor não alargar os nossos horizontes e não nos tornar mais humanos, libertando-nos das mesquinhices e das coisas supérfluas desta vida, terá sido inútil”.

 

Assim, consideramos oportunas as palavras de Rilke em “O Livro de Horas” que se encontram na contracapa desta publicação, uma vez que estão em sintonia com o percurso de vida de Etty Hillesum:

 

“Deus, que será de ti quando eu morrer?

Eu sou o teu cântaro (e se me romper?)

A tua água (e se me corromper?)

Sou o teu agasalho, sou o teu afazer.

Vai comigo o significado teu.

Não tens mais sem mim aquela casa, Deus,

que com quentes palavras te acolhia.

Perdem teus pés exaustos as macias

sandálias: também elas eram eu…

Deus, que será de ti? Tenho medo, tanto…”

 

Informação disponibilizada pela editora sobre o autor à data da publicação desta obra:

Frei MichaelDavide Semeraro (1964), é monge beneditino desde 1983. Doutorado em Teologia Espiritual. Autor de numerosos livros, orientador de retiros e exercícios espirituais, de conferências e artigos de opinião.

 

“O seu conhecimento de Etty brotou de um «encontro» que ele define como «real», e não de ficção literária. Explica que, em certo momento difícil da sua vida monástica, pediu e foi-lhe concedido um tempo sabático, retirando-se para um mosteiro francês, sob a direção espiritual do notável teólogo Ghislain Lafont, que o aconselhou a ler Etty Hillesum. Semeraro decidiu obedecer e, durante três meses, entrar na vida desta mulher, descobrindo nos seus escritos um «documento de humanidade». Esta imersão permitiu-lhe identificar os seus problemas pessoais e engendrar a sua missão de guia espiritual. Em 2004, publicou o seu primeiro livro sobre Etty, Dio matura [Deus amadurece-nos], e no decorrer do 70.º aniversário da sua morte, em 2013, este último, Humanidade radicada em Deus, como «homenagem floral» à menina de Amesterdão.”

 

Outra obra sobre Etty Hillesum publicada pelas Paulinas:

“Etty Hillesum – uma vida transformada” de Patrick Woodhouse. Pode ver a sinopse – Livro da semana iMissio (21-01-2015)

 

Índice:

Prefácio – A mensagem universal de Etty Hillesum – por Giovanni Reale| Introdução |Na Raiz está Deus Deus íntimo; Deus nascente; Deus inerme; Deus melodioso; Palavras pérolas |O fruto é a nossa humanidade – O humano como solidão; O humano como discrição; O humano como comunhão; O humano como confiança; Palavras pérolas | Conclusão: a outra Ester |Bibliografia.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica:

Título – “Etty Hillesum – Humanidade enraizada em Deus”

Autor – Frei MichaelDavide Semeraro

Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Junho 2016, págs. 112

ISBN: 978-989-673-530-2.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail