Livro da semana: «A Igreja não pode calar-se»

Livros 28 março 2018  •  Tempo de Leitura: 5

Esta semana relembramos  D. Óscar Romero, defensor e mártir da causa dos pobres e dos que não têm voz, enquanto Arcebispo de San Salvador, através dos seus escritos inéditos nomeadamente, pensamentos e conselhos, organizados e comentados de forma temática, na obra de Jesús Delgado.

 

Nas palavras do prefaciador, Vincenzo Paglia, o autor foi uma testemunha privilegiada, não apenas no acompanhamento de Monsenhor Romero como seu secretário, ao longo dos três anos, enquanto Arcebispo, mas também pela reconstrução da vida e legado de Óscar Romero “ao longo de 35 anos de testemunho, de pesquisa, de reflexões, [e] de escritos”.

 

Nesta obra é possível confirmar a coerência, desde homem de fé e de palavra, como profeta, sacerdote e pastor, uma vez que a sua “vida pública” foi expressão e consequência de uma vivência pessoal e espiritual profunda, coerente com a mensagem do Evangelho.

 

Assim, transcrevemos excertos de correspondência, organizados por temas, de Óscar Romero que curiosamente permanecem atuais:

 

Conversão

“Certamente, durante muitos anos, na Igreja, fomos responsáveis pelo facto de muitas pessoas verem nela uma aliada dos poderosos no campo económico e político, e que contribuía, portanto, para a formação desta sociedade injusta em que vivemos. Mas demos graças ao Senhor, que continuamente nos chama à conversão. E a Igreja salvadorenha está a procurar converter-se ao Evangelho. É a nossa luta atual.

 

Eu, pessoalmente, quero ser um instrumento fiel e dócil da ação do Espírito Santo nos tempos de hoje. Entrego a minha voz ao Senhor para ser «a voz de quem não tem voz». É chegado o momento em que cada um de nós, cristãos, deve responder ao apelo do Senhor. Todavia, muitos ainda não acordaram: tenhamos paciência com eles, rezemos e, tanto quanto possível, ajudemo-los a despertar.” (pp. 49-50)

 

Profeta e Servo

“A Igreja não se pode calar quando há milhares de irmãos nossos que sofrem as consequências da injustiça em que vive a nossa América Latina, não pode calar-se perante a dor e as constantes violações de que são alvo os nossos irmãos camponeses e o povo em geral. A Igreja tem a firme esperança de que um dia a paz, a justiça e o amor entre os homens sejam possíveis. Por esta razão, trabalha permanentemente para que o Reino de Deus se vá realizando nesta terra”. (p. 53)

 

Jesús Delgado deseja que “este livro sirva para edificar a nossa fé, para sermos mais consciente[s] dela e formar em nós a comunidade fraterna que Jesus tanto desejou.” (p. 18)

 

Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:

“JESÚS DELGADO ACEVEDO – Coordenador da edição - Nasceu em Ilobasco, em 1938, e foi ordenado sacerdote em 1962. Na sua preparação para o sacerdócio frequentou o Seminário San José de la Montaña (EI Salvador) e a Universidade Católica de Lovaina, onde se doutorou em Teologia Bíblica. Foi secretário de monsenhor Romero e, atualmente, é vigário-geral da Arquidiocese de San Salvador.

 

VINCENZO PAGLlA – Prefaciador – O arcebispo D. Vincenzo é natural de Boville Ernica (Itália), onde nasceu em 1945. É o postulador da Causa de Beatificação de D. Óscar Romero. Tem desempenhado relevante papel no desenvolvimento das relações inter-religiosas e intereclesiais, particularmente com a Igreja de Leste. É conselheiro espiritual da Comunidade de Santo Egídio e presidente do Conselho Pontifício para a Família.”

 

Índice: Prefácio | Introdução | Pensamentos: A Igreja em que vivemos; O ministério que me foi confiado; Cruz, tempo de esperança; Semente de cristãos; Numa Igreja mártir; Conversão; Profeta e servo; Sacerdote; Os leigos; Aderir ao magistério; A oração; Sentir com a Igreja | Conselhos: Transformar a nossa vida e existência em apostolado; Ser luz e sal; Palavra, vida e sacramento; Solidão e solidões; Trigo e joio; Conversão; Orientação matrimonial; Educação; Morte e ressurreição | Epílogo.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica

Título – A Igreja não pode calar-se |Prefácio – Vincenzo Paglia | Autor – Jesús Delgado | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Out. 2015, 144 págs. | Coleção – História e Atualidade | ISBN: 978-989-673-485-5.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail