Livro da semana: «Jesus de Nazaré – Paixão, morte e ressurreição»

Livros 21 março 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Enzo Bianchi leva-nos ao caminho percorrido por Jesus, há mais de dois mil anos, nos dias da Paixão, Morte e Ressurreição. Esta obra é o resultado da entrevista conduzida por Gabriella Caramore a Enzo Bianchi para o programa de cultura religiosa italiana “Uomini e Profeti da “Rai Radio 3”.

 

Para Gabriella Caramore, Enzo Bianchi, ao longo desta entrevista “percorre de novo as etapas da pesquisa histórico-crítica, escrutina os seus resultados, revisita várias fontes, judaicas e romanas, reordena a cronologia dos acontecimentos da paixão e morte de Jesus” e indica de uma forma original quais foram os “quatro delitos pelos quais morreu Jesus”. Foram estes “delitos” e ações “blasfemas” que puseram em causa a tradição e a estrutura do poder religioso da época: a “Lei, a ligação à terra e à família, o Templo”.

 

Foi este desafio à tradição e aos poderes instituídos que constituiu a base dos ensinamentos de Jesus, assentes em “gestos e palavras de liberdade e misericórdia” capazes de libertar o “Espírito” outrora aprisionado.

 

Como nos recorda Enzo Bianchi, é possível, a partir da “Boa-Nova” libertadora de Jesus, vivermos “(…) da sua força e a sua força [nos torna] capazes de vencer a morte; de vencer o mal, fazendo o bem; de vencer o ódio, amando; e de vencer a vingança, perdoando sempre (…)”.

 

Consideramos que esta obra é um diálogo claro e luminoso sobre o mistério da morte e ressurreição de Jesus e oferece a todos nós um “caminho de humanização” e de fé, como se pode ler no prefácio, não assente apenas numa “série de dogmas, de verdades, ou simplesmente a uma ética, mas [Jesus] como uma pessoa viva que existiu na história dos homens e que é nessa história que podemos encontrá-lo.”

 

Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:

“Enzo Bianchi é prior da Comunidade Monástica de Bose. Tem publicados nas Paulinas Editora: «A Diferença Cristã» (2006) e «A Paróquia» (2006).”

 

Índice: 1. O Evangelho e a história | 2. Os quatro «delitos» pelos quais Jesus morreu | 3. A necessidade e a escolha | 4. O túmulo vazio

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica:

Título – Jesus de Nazaré – Paixão, morte e ressurreição | Autor – Enzo Bianchi | Prefácio – Gabriella Caramore | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Fev. 2011, 80 págs. | Coleção – Horizontes de Luz | ISBN: 978-989-673-143-4.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail