Livro da semana: «Carregou as nossas dores»

Livros 14 março 2018  •  Tempo de Leitura: 6

Esta obra oferece aos leitores duas propostas de oração para viverem a Paixão de Jesus, em cada estação da Via-Sacra, de forma “livre e criativa”: em comunidade, num formato clássico de Via-Sacra com uma breve reflexão; e individualmente, através de uma proposta de reflexão pessoal ou partilhada mais ampla e profunda, propícia à meditação sobre o mistério da Cruz.

 

Na introdução, Timothy Radcliffe disponibiliza uma breve nota explicativa sobre a origem da Via-Sacra, afirmando que esta “antiga devoção é o fruto de duas tradições que estão sempre em frutífera tensão. Por um lado, Deus está em toda a parte; nós não temos de ir a nenhum lugar especial para encontrar o divino. Deus tanto está em Joanesburgo ou Jacarta como em Jerusalém. Por outro lado, Deus assumiu carne e sangue naquele ser humano particular, que viveu num remoto posto avançado do Império Romano, que, por isso, ainda hoje continua a ser para nós a Terra Santa. […] As Estações da Via-Sacra evoluíram de modo a que toda gente, em qualquer parte do mundo, pudesse fazer essa peregrinação sem deixar o seu país. Bastava deslocarem-se à sua igreja local. Foi uma brilhante reconciliação dessas convicções contrapostas, cada uma das quais abarca uma verdade da nossa fé; Deus está em toda a parte, e é maravilhoso que Ele tenha partilhado a nossa vida numa determinada época e local.”

 

Estas Estações transmitem, não apenas, as paragens de Jesus no caminho até à Cruz, mas também, “que Jesus abraçou os dramas de cada vida humana, os nossos triunfos e fracassos, as nossas alegrias e tristezas. Nas Estações da Via Sacra, recordamos que o Senhor está connosco, sobretudo quando parecemos encalhados e ter perdido de vista o caminho. Ele caminha connosco, tropeça connosco, quando nós vacilamos, ajudando-nos a firmar de novo os nossos passos.”

 

Disponibilizamos a oração inicial que introduz a Via-Sacra:

 

“Deus misericordioso,

enquanto partimos com Jesus, no início da sua Paixão,

abri os nossos ouvidos para escutarmos o seu convite

a tomarmos a nossa própria cruz,

em cada dia e a segui-lo.

Dai-nos a coragem para enfrentarmos os desafios

com que deparamos no caminho

e libertai-nos da paralisia do medo.

Fortalecidos pela vossa graça, que nos possamos ajudar

uns aos outros a levantarmo-nos.

Possamos nós confiar que, caminhando com o Senhor,

chegaremos juntos à plenitude da vida e da alegria,

que é a nossa esperança e o vosso dom.

Isto vos pedimos por Cristo, vosso Filho e nosso irmão.

Ámen.”

 

 

Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:

Timothy Radcliffe (Londres 1945) “é um dos mais notáveis autores cristãos contemporâneos, para além de biblista e teólogo.

 

Frade dominicano, formado em Oxford e Paris, é membro da comunidade de Blackfriars, em Oxford.

 

Foi Mestre-Geral da Ordem dos Pregadores entre 1992 e 2001, sendo o único dominicano da Província Inglesa a exercer este cargo, desde a fundação da Ordem em 1216. Atualmente desempenha funções de docente em Oxford e de consultor do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, sendo frequentemente solicitado para conferências e palestras em todo mundo.

 

Autor de várias obras de espiritualidade e reflexão sobre os desafios da vida contemporânea, tem publicados, em Paulinas Editora”:

 

“As sete últimas palavras” (2010), também pode ver a sinopse – Livro da semana iMissio (18-03-2015)

“Ir à Igreja, porquê?” (2010)

“Ser cristão para quê?” (2011)

“Imersos na vida de Deus” (2013)

“Na margem do mistério” (2017)

“Carregou as nossas dores” (2017)

 

Índice

Um livro duas propostas | Introdução | Oração | Primeira estação: Jesus é condenado à morte | Segunda Estação: Jesus recebe a cruz | Terceira estação: Jesus cai pela primeira vez | Quarta estação: Jesus encontra-se com sua Mãe | Quinta estação: Simão carrega a cruz de Jesus | Sexta Estação: Verónica, «verdadeiro ícone» | Sétima estação: Jesus cai pela segunda vez | Oitava estação: as mulheres de Jerusalém | Nova estação: Jesus cai pela terceira vez | Décima estação: Jesus é despojado | Décima primeira estação: Jesus é pregado na cruz | Décima segunda estação: Jesus morre na cruz | Décima terceira estação: Jesus é descido da cruz | Décima quarta estação: Jesus é colocado no sepulcro | Oração Final | Referências

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica:

Título – Carregou as nossas dores.

Autor – Timothy Radcliffe; Ilustração – Martin Erspamer, OSB.

Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Jan. 2017, 72 págs.

Coleção – Como Incenso.

ISBN: 978-989-673-556-2.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail