Livro da semana: «Padre Dâmaso Lambers – uma vida de doação»

Livros 28 fevereiro 2018  •  Tempo de Leitura: 6

Esta obra revela o homem que esteve por detrás da VOZ que, ao longo das últimas décadas nos acompanhou num registo familiar, transmitindo sua experiência de relação profunda com Cristo, através dos microfones do Grupo Renascença.

 

Trata-se de uma obra autobiográfica, desde os primeiros anos de vida na Holanda, o ambiente familiar, o discernimento vocacional com a entrada na Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, o período da Segunda Grande Guerra Mundial, a ordenação sacerdotal e a vinda para Portugal.

 

Posteriormente, podemos conhecer todo o seu trabalho apostólico: apoio à JOC (Juventude Operária Católica); a presença junto da JUC (Juventude Universitária Católica); as missões populares; os Cursilhos de Cristandade; como capelão prisional, tendo sido, nomeado coordenador nacional da assistência religiosa nas cadeias; orientador na Aldeia de Crianças SOS de Bicesse, a colaboração no Grupo Renascença e também como fundador da Associação “O Companheiro”.

 

Em quase seis décadas, de vida dedicada a Cristo, concretizada de forma objetiva numa doação permanente ao outro, ao mais necessitado, podemos afirmar que o seu testemunho de vida lançou sementes que fizeram germinar, nas pessoas, caminhos de conversão para uma vida nova.

 

Deixo-vos a sua forma muito peculiar de aderir a Cristo, em linha com o pensamento do Papa Francisco, quando fala da sua missão junto dos reclusos:

 

“Trabalhar em nome de Jesus e da sua Igreja entre reclusos, ex-reclusos e suas famílias é um desafio constante, é uma aventura fascinante, é uma vocação que convida à fidelidade.


Os assistentes religiosos e visitadores voluntários em nome de Jesus querem ser uma presença contínua junto de todos eles, com amor generoso, com espírito de sacrifício! Assistência religiosa é ter atenção pelo homem que falhou ou que se sente um falhado; é estar junto do homem que é acusado pela sociedade e foi marginalizado por ela. […] é sempre, de novo, respeitar o homem detido e respeitar a sua dignidade humana, escutando-o, animando-o, dando-lhe coragem para recomeçar... a viver de verdade! […] é tentar refletir com o detido, e com quem se considera rejeitado, sobre o sentido da vida; com ele queremos redescobri-lo com muita paciência e amor. […]

 

Assistência religiosa é isto tudo; também é falar de Jesus, que veio da parte de Deus para amar os homens, todos eles, também aos que falharam... Com Jesus queremos ser esperança; com Ele queremos construir vida nova, dando-nos a nós mesmos pelo bem e felicidade de todos os necessitados; com Jesus queremos reunir todos os homens numa grande família: «Os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos aqueles que encontraram, maus e bons, e a sala de banquete encheu-se de convidados» (Mt 22,10).

 

[…]

 

Sabem, quero viver com muita espiritualidade a minha entrega a Deus, mas sinto, igualmente, uma necessidade de me fazer dádiva pelo bem dos pobres, dos reclusos e todos os infelizes. Tenho a mania de pensar que só assim se vive cristãmente!

 

Todos nós, batizados, devemos ativar continuamente que somos filhos de Deus, irmãos de Jesus, templos do Espírito Santo. Um cristão vive constantemente em união com Jesus, para Deus. É fantástico viver assim e dá-nos força de vida.”

 

Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:

“Hermano Nicolau Maria Lambers (Pe. Dâmaso) nasceu em 1930, na Holanda. Ordenado sacerdote em 1955, sonhava trabalhar nas longínquas Ilhas Cook (Polinésia), mas acabou por ser enviado para Portugal, aonde chegou no início de 1957. Esteve algum tempo na paróquia da Penha de França, como coadjutor. Entre 1959 e 1960, aquando da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, pregou missões populares pela cidade de Lisboa. A partir de 1959, intensificou o seu ministério de visita aos reclusos. Em 1960, com o padre João Gonçalves, lançou os Cursilhos de Cristandade, em Portugal. Em 1966, o Cardeal-Patriarca nomeou-o capelão prisional do Linhó. Em 1982, foi nomeado coordenador nacional da assistência religiosa nas cadeias portuguesas. Em 1987, fundou a Associação «O Companheiro», de ajuda à inserção social das pessoas reclusas e ex-reclusas. Colabora com a Rádio Renascença desde 1976, e ainda hoje mantém no ar dois programas diários: Caminhos da Vida, na Renascença, e Boa Noite, na Rádio SIM. Em 2010, foi condecorado pelo Presidente da República, com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito. Este livro é, também, ação de graças pelos 60 anos de sacerdócio que este ano comemora.”

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

Ficha técnica:

Título – Padre Dâmaso Lambers – uma vida de doação | Prefácio – P. João Aguiar Campos | Autor – Dâmaso Lambers | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Set. 2015, 144 págs. | Coleção – Nascente | ISBN: 978-989-673-481-7.

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail