Por que a festa de São José é celebrada no dia 19 de março?

Liturgia 18 março 2019  •  Tempo de Leitura: 3 min

A devoção a São José, esposo de Maria, pode ser encontrada já no início da Igreja. Havia uma festa dedicada a ele no Egito do século IV. A data em que os fiéis costumavam homenagear o santo era, a princípio, 20 de julho.

 

No entanto, uma comemoração a São José foi logo acrescentada ao calendário bizantino em 26 de dezembro. Muitas Igrejas Orientais continuam com esta celebração nesta data. Segundo a Igreja Ortodoxa, “São José é comemorado no domingo depois da natividade. Se não houver domingo entre 25 de dezembro e 1.º de janeiro, sua festa será transferida para o dia 26 de dezembro.”

 

Esta celebração de José o coloca próximo da festa do nascimento de Cristo, 25 de dezembro, evento no qual ele estava presente, segundo os relatos dos Evangelhos.

 

Na Igreja Ocidental, a festa de São José não foi fixada até o século XV. De acordo com algumas tradições, 19 de março foi o dia da morte de José, embora haja poucas evidências para sustentar esta data.

 

A Bíblia é totalmente silenciosa sobre a morte do pai adotivo de Jesus e, como resultado, a Igreja baseia-se em tradições orais transmitidas ao longo dos séculos.

 

Em 1621, o papa Gregório XV estendeu a festa de São José a toda a Igreja. Já em 1870, o Papa Pio IX declarou José o “Patrono da Igreja Universal”. Por muitas décadas, 19 de março foi um dia de preceito para a Igreja, ou seja, era mandatório ir à Missa neste dia.

 

A celebração de São José em março o coloca próximo a outro episódio bíblico, em que ele é mencionado diretamente. No dia 25 de março, a Igreja comemora a Anunciação do Senhor, quando o anjo Gabriel visitou a Santíssima Virgem Maria. Como o Evangelho de Mateus narra, “Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente” (Mateus 1, 18-19).

 

Em todo caso, o foco principal da festa em 19 de março é revelado no título litúrgico “José, Marido da Bem-Aventurada Virgem Maria”. Esta solenidade – com a mais alta posição litúrgica atribuída aos santos – honra seu compromisso com Maria e sua dedicação como um marido fiel e devoto.

 

O Dia de São José é uma bela festa, amada e querida pelos católicos de todo o mundo.

 

Aleteia]

tags: São José

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail