Quaresma na história

Liturgia 14 fevereiro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Quaresma é um tempo do Ano litúrgico preparatório da Páscoa, a grande celebração. Atualmente a Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até Quinta-feira Santa, excluindo a Missa da Ceia do Senhor, que já pertence ao Tríduo Pascal.
 

Até ao século III, viviam-se tempos de perseguição e martírio (penitência quotidiana), não havia o período de preparação para a Páscoa. Os primeiros cristão davam grande importância ao tempo pascal, desde a Ressurreição ao Pentecostes.


É no século IV, com o Concílio de Niceia (ano 325) que temos a primeira referencia à Quaresma. Inicialmente durava 3 semanas, mas depois, em Roma, foi alargada a 6 semanas (40 dias), com início no atual I Domingo da Quaresma (na altura denominadoQuadragesima die, entenda-se quadragésimo dia anterior à Páscoa). Havia uma grande tónica batismal: catequese, escuta da Palavra, oração, que preparava os catecúmenos para o batismo a receber na Vigília Pascal.


O termo Quadragesima (que deu a nossa “Quaresma”) passou depois a designar a duração dos 40 dias evocativos do jejum de Jesus Cristo no deserto a preparar-se para a vida pública. Como, tradicionalmente, aos domingos nunca se jejuou, foi necessário acrescentar alguns dias para se perfazerem os 40. Daí a antecipação do início da Quarema para a Quarta-Feira de Cinzas.


O Concílio de Trento prescreveu que a Quaresma fosse um tempo de grande pregação da Palavra para catequização do Povo de Deus. A Palavra levará à conversão e à receção dos sacramentos. Conduzirá a uma vida mais evangélica.

O Concílio Vaticano II suprimiu quase todas as festas dos Santos no tempo quaresmal, determinou novas leituras para a liturgia diária, enriqueceu o ritual da penitência, das celebrações penitenciais, e deu orientações pastorais e espirituais para a Quaresma, sem esquecer o sentido do jejum, da abstinência, da caridade, etc.


O papa Emérito Bento XVI na sua última Mensagem para a quaresma diz-nos que o “tempo de Quaresma, em que nos preparamos para celebrar o evento da Cruz e da Ressurreição, no qual o Amor de Deus redimiu o mundo e iluminou a história, desejo a todos vós que vivais este tempo precioso reavivando a fé em Jesus Cristo, para entrar no seu próprio circuito de amor ao Pai e a cada irmão e irmã que encontramos na nossa vida”.


Continuemos a fazer da Quaresma um tempo de preparação para a Celebração da Páscoa, através da penitência, jejum e oração.

 

 

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail