AIS: Sete anos depois do início da guerra, Lina e Elias voltam a Homs

Notícias 17 janeiro 2020  •  Tempo de Leitura: 5

Estava a guerra ainda no começo quando os combates chegaram ao bairro onde viviam, à casa onde moravam. Foi em 2012. A família Ghattas, assim como a maior parte da população de Homs, foi forçada a fugir. A derrota dos jihadistas abriu entretanto as portas ao regresso, e Elias e Lina celebraram finalmente o Natal num lugar a que chamam casa. No entanto, é ainda uma felicidade provisória…

 

Não há forma de esquecer o dia em que regressaram a Homs depois de a cidade ter sido libertada do jugo dos jihadistas do Daesh. Foram sete penosos anos que pareceram uma eternidade. Para trás ficaram dias de horror quando, em 2012, a cidade sucumbiu à violência dos terroristas. O que se passou em Homs repetiu-se em quase toda a Síria. As cidades e vilas transformaram-se em prisões a céu aberto. As igrejas foram ocupadas e destruídas. Os Cristãos foram forçados a fugir. Lina e Elias partiram, tal como milhares de outros cristãos, para um exílio no próprio país. Um exílio que só terminou quando os jihadistas foram expulsos de quase todos os lugares que ocupavam no país. Começou aí um tempo de esperança. Um nervoso tempo de esperança que quase sucumbiu no dia em que o casal regressou a Homs e defrontou-se com o que restava da sua casa. Como esconder as lágrimas de desalento perante as paredes em ruínas, as marcas de balas, o lixo acumulado? Não havia sequer portas nem janelas. Nada. O interior estava esventrado. Os fios de electricidade tinham sido arrancados. Lina e Elias regressaram e ficaram outra vez na rua, sem casa, sem tecto, sem nada. Os anos de guerra não destruíram apenas as cidades, vilas e aldeias. A própria economia. O desemprego é brutal. Não há família que não sinta a violência do custo de vida, a falta de alimentos ou de medicamentos, a ausência de futuro. Sem casa onde pernoitar, Lina e Elias tiveram de arrendar um quarto. Foi ainda mais doloroso. Tão perto do lugar onde sempre viveram, mas tão longe, afinal, de um espaço a que pudessem chamar casa. O próprio quarto revelou-se um problema. Os arrendamentos tornaram-se proibitivos. Com o fim dos combates, muitas famílias regressaram a Homs e também se depararam com as suas casas em ruínas. A falta de quartos disponíveis fez disparar o preço dos arrendamentos. Lina e Elias começaram então uma quase via-sacra. Sem dinheiro nem trabalho, tudo passou a ser demasiado caro para a pobreza da família. Resolveram pedir ajuda.

 

O regresso do filho

 

Graças a um fundo de emergência da Fundação AIS, muitas famílias sírias têm conseguido alugar casa retomando um quotidiano tão normal quanto possível, apesar dos inúmeros sinais de guerra que ainda persistem no país. Lina e Elias souberam da existência desta campanha de apoio ao regresso dos Cristãos e conseguiram, finalmente, alugar de uma pequena habitação até poderem iniciar as obras de reabilitação da própria casa. Ao fim de sete anos, voltaram a ter um espaço para a família. Foi uma grande prenda de Natal, é verdade. Mas falta ainda o resto: as obras em casa e o regresso do filho mais velho. Convocado para o serviço militar em 2011, quando a guerra começou, o filho mais velho de Lina e Elias ainda está ao serviço do exército e ninguém sabe quando será desmobilizado. Os pais agradecem, no entanto, o essencial: o dom da vida. Estar vivo é a boa notícia! O outro filho, mais novo, nunca mais se libertará da sombra da guerra, pois ficou cego de um olho por causa da explosão de um morteiro. Sobreviver passou a ser como uma palavra de ordem. Graças à ajuda da Fundação AIS, a família Ghattas passou finalmente um Natal num lugar a que pode chamar casa. Falta-lhes quase tudo menos a esperança. “Para mim, voltar para uma casa é como renascer”, disse-nos Lina. “Não consigo descrever a alegria que senti. Estou cheia de esperança numa vida melhor.” É ainda uma casa emprestada. É ainda uma felicidade provisória. Mas é um recomeço!

Fundação de direito pontifício, a AIS ajuda os cristãos perseguidos e necessitados.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail