AIS: Missão especial

Notícias 9 maio 2019  •  Tempo de Leitura: 5

Um terrível incêndio quase destruiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. No meio desta tragédia, sobressaiu o gesto heróico de um sacerdote que arriscou a vida para salvar dois tesouros que estavam à guarda da Catedral: o Santíssimo Sacramento e a coroa que terá – acreditam os fiéis – partículas da Coroa de Espinhos usada por Jesus Cristo há dois mil anos, assim como o Santíssimo Sacramento

 

Um terrível incêndio quase destruiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. No dia 15 de Abril o mundo sobressaltou-se com as imagens do edifício medieval tomado pelas chamas. Aos poucos, percebeu-se que algo de irremediável estava mesmo a acontecer. A verdade é que chegou mesmo a temer-se o pior. As autoridades explicaram que se terá tratado de um acidente com origem num curto-circuito que está ainda sob investigação. No entanto, têm sido tantos os casos, tantos os incidentes em Igrejas em França nos últimos tempos que muitos olharam com alguma prudência para a explicação das autoridades sobre o que aconteceu. Duas semanas mais tarde, quando o mundo chorava as vítimas inocentes dos atentados terroristas em Igrejas no Sri Lanka no Domingo de Páscoa, D. Manuel Clemente lembrou na Sé de Lisboa – cujas obras tiveram início 16 anos antes do arranque da construção da Catedral de Notre Dame – que o Cristianismo é a religião mais perseguida no mundo. Uma realidade que não pode ser ignorada. Se em Portugal a Páscoa foi celebrada livremente, em muitos outros lugares do mundo, “outros cristãos” viveram este tempo “escondidos ou entre escombros, maltratados e mal curados de feridas e desastres graves”. E o Cardeal Patriarca de Lisboa lembrou que não é preciso procurar em lugares longínquos no mapa, como o Sri Lanka, para se descobrir onde os Cristãos são vítimas de ataques. Aqui, no Velho Continente, isso é já algo comum. “Mesmo na nossa Europa, se sucedem profanações de igrejas – centenas em França no ano passado…”, alertou o Patriarca. Algumas dessas profanações, também incêndios, ocorreram nos últimos meses.

 

Missão especial

 

Ninguém sabe o que pensava o Padre Jean-Marc Fournier quando decidiu entrar no edifício da Catedral já tomada pelas chamas. A verdade é que Notre Dame estava a arder e o Padre Fournier resolveu assumir uma missão especial: resgatar o Santíssimo Sacramento e a principal relíquia que estava à guarda desta Catedral. Que relíquia? Nem mais nem menos do que uma Coroa de valor incalculável que terá – acreditam os fiéis – partículas da Coroa de Espinhos usada por Jesus Cristo há dois mil anos.

 

Caça ao código

Ele próprio explicou aos jornalistas o que se passou. Quando entrou na Catedral, já tomada pelas chamas e com o ambiente cheio de fumo, a primeira dificuldade foi encontrar a pessoa que possuía o código que permitia abrir a caixa-forte na qual estava guardada a relíquia venerada pelos fiéis. Foi uma verdadeira caça ao código. O gesto do Padre Fournier é aplaudido por todos. Não teve medo, provavelmente nem pensou bem no perigo que estava a correr. De facto, na Catedral de Notre Dame, naquela segunda-feira, 15 de Abril, havia algo de único que não podia ser substituído, que não podia ser restaurado. Os vitrais, o tecto da catedral e até o pináculo, derrubados pelas chamas, vão ser reconstruídos. É só uma questão de tempo. Mas o Santíssimo Sacramento e aquela coroa com as partículas da Coroa de Espinhos usada, segundo a tradição, por Jesus Cristo há dois mil anos não podiam ser copiados, não podiam ser clonados, não podiam ser substituídos por nenhuma outra peça. O incêndio devorou uma parte da Catedral mas, graças a este sacerdote, que realizou uma missão especial digna de um verdadeiro filme de aventuras, não tocou no mais importante. Não tocou naquilo que é eterno.

Fundação de direito pontifício, a AIS ajuda os cristãos perseguidos e necessitados.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail