Heróis de uma nova primavera

Crónicas 23 outubro 2017  •  Tempo de Leitura: 2

Os heróis não são os que vêm nas revistas de banda desenhada, nos filmes ou nos livros. Os heróis são meus vizinhos, vivem comigo todos os dias. Os heróis são todos aqueles que vivem dia após dia contando tantas vezes apenas consigo. Heróis são todos aqueles que perante os incêndios não ficaram quietos que pegaram nos escassos meios que tinham e fizeram frente a um fogo. Defenderam as suas casas e as suas memórias colocando a sua vida em risco.

 

Muito foram os sítios onde o verde da floresta deu lugar ao cinzento. Somos agora cinza. Por todos os lados onde olhamos há sinal de devastação, há destruição. Só ao vê-la podemos compreender e agradecer verdadeiramente o milagre da vida que nos acontecia rotineiramente todos os dias. Tantas foram as vezes que não reparamos na vida que nos rodeava e nos coloria a vida.

 

Somos pó. Somos cinza. O pó e cinza são princípio, são um caminho por construir. Resta-nos agora construir e cuidar não só do nosso lar mas também desta casa comum. São Francisco canta “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”. Louvemos também nós a Deus pela natureza, milagre da vida. A natureza que tal como nós é capaz de renascer como fénix todas as vezes quantas forem necessárias. Daqui a uns anos veremos outra vez a beleza dos caminhos, as florestas, os animais e o verde a preencher outra vez o horizonte. A beleza desta nossa casa comum é que se a cuidarmos com amor voltará a ser tão ou mais resplendorosa quanto nos lembramos.

 

A natureza somos nós, é o nosso corpo. O Papa Francisco lembra-nos: “O nosso corpo é constituído pelos elementos do Planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos.” Tal como fomos heróis que protegeram com a sua vida as suas habitações, quintais e animais. Seremos também os heróis construtores de uma nova primavera. Pouco a pouco renascermos e crescemos com cada árvore e com cada flor. Seremos protagonistas do cuidado desta nova primavera. Unamos e unidos sigamos construindo um mundo melhor.

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail