O amor nunca morre

Crónicas 21 agosto 2017  •  Tempo de Leitura: 3

“Nenhum caminho será longo se for feito ao lado do teu amigo” é um provérbio japonês que dá sentido à minha vida. Cresci a ouvir falar do amor centrado numa relação entre marido e mulher e durante muito tempo senti que definição do amor se esgotava ali. Pelos caminhos da vida descobri a amizade, pelos caminhos da vida descobri a amorzade como carinhosamente lhe chama António Lobo Antunes.

 

Eu sou como uma casa e cada tijolo de mim, cada célula que existe em mim tem influência de uma pessoa diferente. Cada uma dessas pessoas faz de mim quem sou hoje. Eu não seria eu sem os abraços, a motivação, a companhia e o amor de quem caminha comigo. Não são só as histórias para contar aos netos, os momentos alegres que nos fazem rir até doer a barriga ou as noites que me ouvem até me secarem as lágrimas. Não são só as viagens e os jantares em conjunto. É do amor, é a força deste amor que me impediu de desistir, me fez parar olhar ao espelho e ver a beleza. É a força deste amor que me fez confiar que ainda que estivesse em plena tempestade amanhã o sol brilharia. A amizade tem esta força calma e serena. Os meus pais deram-me a vida mas foram os amigos que descobri o tesouro de Deus em mim, foi com eles que aprendi a viver. São eles e é por eles que quero ser uma das mil vidas para a missão de São Daniel Comboni. São eles que, em cada momento, me fazem sentir com força renovada de sonhar o amor de Deus para o mundo. É por eles que sonho o Amor. A amizade fez-me viver, fez-me sentir e ensinou-me o Amor. E sinto-O com tanta grandiosidade que deixei de conseguir guardá-lo em mim e quis partilhá-lo com o mundo, quis entregar-me à vontade do Pai como agradecimento pela dádiva que foi, é e será a presença de cada uma dessas pessoas na minha vida.

 

É pela graça de os ter comigo que ainda vive em mim a criança que só vê amor por todos os lados para que olhe. É pela graça de os ter comigo que aprendi o Amor em sítios onde tantos afirmam que Deus não está. É pela graça da amorzade que amanheço de amor em cada dia. Quando amamos alguém fazemos casa no seu coração e assim permanecemos e permaneceremos sempre juntos. Como diz a música:

“Love never dies!

Love will continue! Love keeps on beating when you're gone!

Love never dies once it is in you! Life may be fleeting,

Love lives on..” (Love never die, O Fantasma da Opera)

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail