A vida não escolhe atalhos!

Crónicas 11 dezembro 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Já reparaste? Já percebeste que a vida não gosta de atalhos? Gosta de nos levar por caminhos tortuosos, difíceis, com pedras, com lama, com todo e qualquer tipo de obstáculo. Não podia, de vez em quando, alternar as dificuldades com uma ou outra leveza? Acolchoar o chão que pisamos com uma ou outra pétala de flor?

 

Lá vem a vida a dizer que não. Que assim tem mais piada. Que assim vale mais a pena saborear a chegada ao destino.

 

No entanto, não gostamos nada que a vida nos contrarie. Que nos dê sol quando estávamos a contar com a chuva. Que nos dê chuva quando estávamos a contar fazer qualquer coisa ao ar livre. Que nos dê saudades quando não podemos aliviá-las. Que nos dê vontade de não estar ali, quando estamos.

 

Enquanto tentamos não nos despistar, vamos perguntando porque é que a nossa vida tem que ser sempre tão complicada? Porque é que tudo nos acontece, precisamente, quando não estamos preparados para lidar com absolutamente nada? Porque é que acontece tudo ao contrário do que imaginámos primeiro?

 

Julgo que a vida gosta de nos irritar. De nos desafiar. De nos colocar à prova. Mas, sobretudo, quer fazer-nos ver e aprender. Quer ensinar-nos a colocar a empatia no lugar da inveja e da crítica. Quer ensinar-nos a substituir as palavras vazias pelo silêncio e pela calma. Quer ensinar-nos a deixar ir o que não nos deixa ser de verdade. Quer dizer-nos que não há humildade para quem só percorre caminhos curtos e fáceis.

 

Por isso, e de cada vez que o caminho estiver a ser difícil, lembra-te que há muito por aprender. Por fazer. E que, no final, vais perceber o sentido de cada passo que deste.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail