Alergia à tristeza alheia

Crónicas 2 outubro 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Somos alérgicos às tristezas dos outros. Não gostamos de ser confrontados com as tragédias e as dores alheias. Afastamo-nos quando alguém não está bem, com medo que se pegue. Com medo que a tristeza seja, de algum modo, contagiosa. Não gostamos que os outros partilhem connosco as suas mágoas porque nos incomodam. É como se nos retirassem a alegria e o bem-estar.

 

Gostava que aprendêssemos a ter menos medo do sofrimento dos outros e do sofrimento em geral. Na realidade, o sofrimento ensina-nos o que nenhum outro sentimento poderá ensinar. Ensina-nos a ter paciência. A esperar. A ter fé no dia de amanhã. A agradecer o que já tínhamos de bom.

 

Gostava que não nos maçasse tanto que os outros sofram mais do que nós. Que em vez da opção da fuga pudéssemos escolher ficar. Acalmar a tempestade que não é nossa. Segurar a vida dos outros como quem tem consciência do cristal precioso que tem entre as mãos. Gostava que soubéssemos receber melhor as tristezas que não são nossas e que não quiséssemos ter varinhas de condão para acabar com o sofrimento (como se de uma praga se tratasse).

 

O sofrimento pode ser bom se nos ajudar a criar empatia com os outros. Se nos permitir aprender a valorizar os que nunca nos abandonam (mesmo nas horas incrivelmente dolorosas). Se nos deixar mais humildes, mais pequenos, mais capazes.

 

Não está nas nossas mãos acabar com o sofrimento de ninguém mas está nas nossas mãos tentar aliviar o peso do fardo que cada um carrega. E desengane-se quem acha que os mais sorridentes não carregam, também, o peso de uma ou outra cruz.

 

Gostava que tivéssemos menos medo da tristeza, da doença, da dor, do golpe.

 

Afinal, é cada uma dessas coisas que mais genuinamente nos aproxima uns dos outros.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail