«O sonho comanda a vida…»

Crónicas 23 julho 2019  •  Tempo de Leitura: 3

São 1059 os Portugueses que partem em voluntariado missionário em 2019. São os números que a Federação Fé e Cooperação (FEC) divulgou na sexta feira passada. 368 jovens e adultos realizam projetos em países em desenvolvimento e 623 desenvolvem atividades de missão e/ou voluntariado em Portugal.


 

Há cada vez mais famílias a partirem em projetos missionários e há pessoas que pedem um ano de licença sem vencimento ou que abandonam o emprego para partirem em missão. Reformados que dedicam parte do seu tempo em voluntariado de curta duração e jovens que abdicam das suas férias… 

 

Todos são sinal de bondade e esperança neste nosso mundo. Estes é que deviam ser manchete de jornais, noticia de abertura nas rádios e nas televisões. Existe ainda um mundo de gente empenhada!

 

Nós que tanto criticamos os jovens, vemos aqui uma pequena multidão que não faz barulho, que não aparece nos meios de comunicação social, mas que silenciosamente faz a diferença. São jovens que, com gestos significativos, semeiam uma nova humanidade e preparam um futuro de esperança.

 

É verdade que em muitos desses jovens existe um desejo de Deus, ainda que seja um Deus que não tenha todos os "contornos" do Deus revelado em Jesus Cristo… É verdade que em muitos desses, como já encontrei dentro e fora de portas, haja um sonho de fraternidade, o que não é pouco… É verdade que outros têm o desejo de desenvolver as suas capacidades "dando" alguma coisa ao mundo… É verdade que outros ainda, procurem a harmonia com a natureza ou com o outro… Também é verdade que em muitos haja o desejo de uma vida diferente…

 

Em todos há a autenticidade em ser ou fazer algo de diferente. Estímulos interiores que precisam de luz e coragem. Infelizmente, nós adultos, nem sempre damos o apoio necessário; nem sempre somos guias; nem sempre somos bússolas para orientar esta bondade e esta esperança para o rosto de Jesus Cristo que é o verdadeiro mestre para um mundo novo.

 

O chamamento do Senhor a fazer "qualquer coisa de grande" continua a ressoar no coração de muitos jovens. O "sonho comanda a vida", assim canta a Pedra Filosofal de António Gedeão. São estes grandes sonhos que dão fruto, que são capazes de semear a paz, a fraternidade, porque pensam em todos como um "nós"! E quem assim sonha, compromete-se, não segundo critérios de comodidade e de sucesso, mas no dar e dar-se a si mesmo para realizar esse ideal que habita o seu coração.

 

Precisamos destes Bons Samaritanos, que correm ao encontro dos que mais precisam.

 

Rezemos por todos os que partem.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail