E tu, és assim tão diferente dos que criticas?

Crónicas 26 junho 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Não sei se somos assim tão diferentes daqueles que criticamos. Somos muito bons a dizer o que faríamos se estivéssemos no lugar deste ou daquele. Somos perfeitos no exercício de supor esta ou aquela situação. Somos capazes de nos convencer, até, das coragens que a nossa alma protagonizaria.

 

Lamentavelmente, não passamos de bons imaginadores.

 

Conseguimos proferir frases inteiras que convenceriam multidões. Nós?! Não seríamos capazes de passar à frente numa fila. De tirar a vez a uma pessoa deficiente, magoada, grávida, idosa ou com uma criança de colo. Não seríamos capazes de assobiar para o lado nem de fingir que não estávamos a ver. No entanto, guardamos sentimentos feios pelas pessoas que o fazem. Criticamos as pessoas que preferem o egoísmo, a maledicência, o oportunismo, o passar à frente a todo o custo, o não pensar no que vem a seguir. Tenho uma novidade para cada um: essas pessoas também somos nós.

 

Digo-o, e escrevo-o, para que possamos pensar sobre o assunto com alguma lucidez. Quantas vezes preferimos não ver? Quantas vezes preferimos convencer-nos que aquela pessoa não deve estar assim tão mal e só deve querer passar à nossa frente? Quantas vezes escolhemos acreditar nas aparências? Quantas vezes somos as pessoas que criticamos, julgamos e detestamos? Talvez mais do que seriam necessárias.

 

Precisamos de querer ver melhor. De olhar à nossa volta com olhos de quem repara e de quem sente empatia por quem partilha a rua, a estrada ou a fila connosco. Precisamos de ter um bocadinho mais de vergonha na cara. De olhar menos vezes para baixo e mais vezes em frente, para a frente e de frente.

 

Falta-nos tanto para sermos melhores.

 

Falta-nos tanto para nos afastarmos das pessoas que criticamos.

 

E tu? És assim tão diferente daqueles que criticas?

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail