Quem é o Espírito Santo?

Crónicas 11 junho 2019  •  Tempo de Leitura: 3

Sempre gostei do Espírito Santo. Talvez por ser a terceira pessoa da Santíssima Trindade e a mais "esquecida". Ou talvez por ser a mais difícil de perceber…

 

Quem é o Espírito Santo?

 

«Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse.» Jo 14,26

 

O Evangelho de João, bem como todo o Novo Testamento, é escrito em grego. Nesta língua, a palavra "espírito" é "pneuma" que traduz-se como sopro, hálito e vento. Ao contrário do português que só tem os géneros masculino e feminino, o grego tem o neutro. Ora "pneuma" é neutro. Porém, neste trecho, Jesus usa o masculino. É "ele" e não "esse". Com isto, nas palavras de Jesus, escritas por João, está uma sugestão de que o Espírito não é qualquer coisa - um simples vento ou um sopro -, mas é alguém, uma pessoa. Não uma pessoa que ama, mas uma pessoa que é o amor.

 

«Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles.» At 2,3

 

Nos Atos dos Apóstolos vemos estes símbolos, porque o amor sente-se e não se vê. As línguas de fogo, são símbolos dessa realidade invisível. Tal como o amor dos pais pelos filhos ou o amor dos apaixonados, "vê-se" na forma como se olha para a pessoa amada, "vê-se" como se fala para ela, ou como se cala, é assim que se "vê" se o Espírito nos abita… Nada á mais forte e nada é mais difícil de ver que o amor.

 

Os apóstolos não viveram nenhum ato mágico de poliglotismo. Eles começaram a "falar todas as línguas", porque abitados pelo Espírito não conseguiam viver senão segundo o Amor de Deus, amando os outros.

 

Assim também nós mostraremos ao mundo o Cristo Ressuscitado, na medida em que "inundados" pelo Espírito, conseguimos amar todos e cada um, respeitando a sua individualidade. Só podemos amar-nos a nós e aos outros porque fomos amados primeiro. E, como seres humanos que temos dificuldade de ver o invisível, temos que "olhar" para Jesus, essa Palavra Encarnada.

 

Oremos ao Espírito Santo! Boa semana.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail