Quem são os meus amigos?

Crónicas 8 março 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Os amigos não são as pessoas de quem gostamos. Nem aquelas que gostam de nós. Ser amigo não é gostar. O meu amigo é aquele que me vai conhecendo, amando, aperfeiçoando e revelando a nós mesmos quem somos.

 

O amigo está sempre presente. Mesmo quando está muito longe e não dá notícias.

 

Um amigo é quem escolhe sê-lo e depois é capaz de o ser.

 

Já os meus inimigos também são resultado de uma escolha minha. É no meu coração que decido quem considero como meu opositor, quem encaro como meu antagonista.

 

Na verdade, os inimigos que nos perseguem ajudam a que não nos julguemos acima da realidade. Outros há que nos elogiam e aplaudem, fazendo-nos acreditar no que afirmam e na bondade de o dizerem. Confiarmos nas suas palavras é o princípio da nossa desgraça. O mal depende do espaço que lhe dermos. Muitas vezes a melhor defesa é a indiferença.

 

Se nos queremos aperfeiçoar, então precisamos de quem nos ajude a identificar as imperfeições, erros e vícios. Este é um dos mais importantes papéis do amigo, no entanto, muitas vezes não somos capazes de o permitir, pois buscamos apenas quem concorde connosco…

 

Os nossos maiores inimigos são as nossas falhas, bem como as desculpas que damos a nós mesmos para não as emendarmos. O importante é que nos fortaleçamos onde ainda somos fracos.

 

O mal que alguém me faz terá sempre a importância e o sentido que eu próprio lhe der.

 

O mal que faço a mim mesmo não tem sentido. Qualquer que seja a forma como eu o justifique.

Artigos de opinião publicados no site da Agência Ecclesia e Rádio Renascença.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail