Um Novo Ano!

Crónicas 1 janeiro 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Um Novo Ano inicia! O cristão católico que participar na eucaristia de hoje, Solenidade de Maria, Santa Mãe de Deus, vai ouvir de novo esse grande INÍCIO celebrado na semana passada: o Natal!

 

Neste evangelho vemos que Jesus, oito dia depois do seu nascimento, é circuncidado. Isto é, submete-se à Lei de Israel. A sua família observa a lei do povo a que pertence. O Filho do Homem obedece às leis do povo em que incarnou. São as consequências deste "abaixamento" à condição humana e da "assunção" das suas fragilidades.

 

A mensagem é esta: Nós os crente, perante o tempo que vivemos, não gozamos de um "estatuto especial". Somos como todos. Vivemos os sucessos e fracassos; as alegrias e tristezas; a saúde e a doença… como todo o ser humano. E 2018 foi mais um ano assim.

 

Como crente naquele menino de Belém, sou chamado a viver neste mundo sem esquecer que aquela criança nasceu também aqui. Aquele menino não me livra dos problemas que me atacam ou atacam aqueles que amo. Não me liberta porque Ele mesmo assumiu o controle. O seu nascimento não foi um passeio: acabado de nascer quiseram matá-lo e seus pais tiveram que fugir para salvarem-se a si mesmos e a Ele. Assim, viver a fé num mundo tão inquieto não significa que ficaremos tranquilos ao longo de 2019. Significa, em vez disso, mesmo quando não ficarmos tranquilos, Ele, o Menino de Belém, far-nos-á sempre companhia.

 

No meio das dificuldades contemplemos Maria, a crente exemplar.

 

Para o Novo Ano que hoje começa desejo: 

 

«Que o Senhor te abençoe e te proteja; 

Que o Senhor faça resplandecer a Sua face sobre ti e te seja benevolente;

Que o Senhor volte para ti os Seus olhos e te conceda a paz!» 

Números 6, 22-26

 

 

Bom e Feliz Ano de 2019!

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail